Qual o consumo de diesel de um navio cargueiro?

Perguntado por: operes . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

O consumo de combustível no poder máximo é 0,278 libras por o cavalo-força por a hora (consumo de combustível específico do freio). O consumo de combustível na economia máxima é 0,260 lbs/hp/hora.

Por exemplo, se um navio de cruzeiro tiver um volume total de 100.000 metros cúbicos, seu tanque de combustível terá capacidade para cerca de 20.000 a 25.000 metros cúbicos, ou aproximadamente 20 a 25 milhões de litros de diesel.

Em média, um navio de carga de tamanho médio pode armazenar entre 500.000 a 1.000.000 de litros de combustível em seus tanques.

O consumo médio de um barco é de 22 litros por hora, a 3.000 rpm. Sendo assim, o total por hora é equivalente a 44 litros. Dessa forma, cada litro de combustível é capaz de navegar por 0,5 milha, que é equivalente a quase 1 km.

6200L

e um navio cargueiro. consome cerca de 6200L de combustível. por hora de navegação. 6200L por hora.

Atualmente, o combustível utilizado pelos navios comerciais do mundo é formado por um mix de derivados do petróleo chamado de óleo combustível, ou bunker oil. É uma mistura de óleo diesel com óleos residuais pesados da destilação do petróleo bruto, que emite óxidos de enxofre como subproduto da sua combustão no motor.

Combustível - O consumo depende do uso do barco, claro. Um barco do porte que estamos considerando consome em média 30 litros por hora. Pensando em um uso de duas horas por mês, você gastará cerca de 300 reais com o combustível. A marina oferece o serviço básico de manutenção do barco.

A mistura de gasolina com óleo de motor na proporção de 25:1 é equivalente a 40 ml de óleo do motor para cada 1 litro de gasolina. Lembrando que essa não é uma proporção recomendada, já que pode levar a carbonização do motor. O ideal é utilizar entre 40:1: e 50:1.

O frete marítimo provavelmente leva de 20 a 60 dias, dependendo do destino da mercadoria.

45 dias

A principal desvantagem é o tempo que a mercadoria demora para chegar ao destino. " O período do transporte em si, sem levar em consideração o tempo antes e depois do embarque, do Brasil até a China é de 45 dias por via marítima. "

Com seus dois motores Wärtsilä de 16 cilindros e quatro andares de altura, o navio queima 5 mil litros de combustível por hora e ainda usa diesel, considerado o óleo mais poluente do mundo.

60 km/h

60 km/h. Como é natural, a velocidade varia de acordo com cada viagem, navio, percurso e até destino. Mas em média um navio de cruzeiro desloca-se entre os 30 a 60 km/h. Grande parte dos cargueiros, graneleiros e petroleiros brasileiros tem velocidades de cruzeiro entre 12 e 14 nós.

Os pistões contam com quase 7 metros de altura e 960 milímetros de diâmetro, com 5.5 toneladas. E apesar da grande potência produzida, devido ao tamanho, as rotações por minuto (rpm) do motor são bem mais lentas se comparadas com as de um motor convencional.

A capacidade de carga do navio é de 4,2 milhões de barris de petróleo, o que equivale a cerca 665 milhões de litros. Ele é movido por turbinas a vapor com 50 mil cavalos de potência e uma hélice de nove metros de diâmetro.