Qual o conservante mais utilizado no Brasil?

Perguntado por: iapolinario . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.2 / 5 3 votos

Em função de seu baixo custo, o ácido benzóico e seus sais (Na e K) são os conservantes alimentícios mais usados.

O dióxido de enxofre e seus derivados
O dióxido de enxofre e seus ácidos, são um dos conservantes usados há mais tempo para aumentar a vida útil de alimentos. São empregados como agentes inibidores de mofo, leveduras e bactérias, além de evitarem o escurecimento dos produtos.

Vinagre: é considerado um ótimo conservante natural, especialmente para os vegetais (pepino, repolho, cenoura, cebola etc.). Limão: tem poder bactericida e antioxidante, que se explica pelo seu elevado teor de ácido cítrico, que é cerca de 5 a 7%, independentemente do tipo do limão.

Conservantes. Os conservantes, ou conservadores, são aditivos colocados em alimentos com o propósito de aumentar o seu tempo de vida útil. Ele funciona como um protetor contra bactérias, bolores, leveduras e quaisquer outros tipos de microrganismos e reações químicas que possam deixar o produto impróprio para o consumo ...

Utilizado como aditivo na fabricação de diversos alimentos industrializados, o benzoato se destaca no mercado por contar com propriedades antifúngicas, antimicrobianas e conservantes que auxilia na proteção e conservação dos alimentos fabricados pelas indústrias até a sua chegada ao mercado.

Na lista dos conservantes em cosméticos com maior potencial irritativo estão os parabenos — propilparabeno, metilparabeno e etilparabeno —, os compostos liberadores de formaldeído — diazolidinil ureia, imidazolidinil ureia e quatérnio-15 —, a metilisotiazolinona e o triclosan.

Aqui vai uma lista dos cinco piores:

  • Benzoato de Sódio. Conservante de alimentos associado ao câncer e à hiperatividade nas crianças. ...
  • BHA e BHT (Butil-hidroxianisol butilado e hidroxitolueno) Um conservante que impede a quebra de gorduras. ...
  • MSG (glutamato monossódico) ...
  • Adoçantes artificiais. ...
  • Bromato de potássio.

Conservantes: Acetatos (de cálcio, potássio, sódio...), ácidos (acético, ascórbico, láctico...), ascorbatos (de cálcio, sódio), benzoatos ( de cálcio, potássio, sódio), bissulfitos (potássio, sódio), BHA, BHT, TBHQ, EDTA dissódico, extratos de ervas, formaldeído, nitratos (de sódio, potássio), nitritos (potássio, sódio ...

Os conservantes artificiais são muito utilizados em produtos de panificação, confeitaria e indústria de vinhos e são aqueles adquiridos de forma industrializada, alguns exemplos são os nitratos e os sulfitos.

Os conservantes naturais são classificados em agentes antimicrobianos e agentes antioxidantes. Dessa maneira, os agentes antimicrobianos são compostos que agem inibindo ou reduzindo o crescimento de microrganismos indesejáveis.

Massas, pães, molhos, carnes, doces, laticínios e bebidas são os principais produtos que possuem esses ingredientes. Segundo a nutricionista, os conservantes são testados antes de serem oferecidos ao consumidor.

Os conservantes são substâncias químicas adicionadas aos alimentos para manter suas características físicas e nutricionais por um tempo maior. No Brasil, eles apresentam códigos específicos que sempre se iniciam com a letra P.

Para saber quais conservantes estão presentes em um produto com código, você deve consultar a tabela, disponível no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O sorbato de potássio é considerado um conservante de excelente qualidade, capaz de prevenir ou retardar o surgimento de bactérias, fungos, leveduras e bolores nos mais diferentes alimentos. Além disso, é altamente solúvel pelo organismo, o que é uma vantagem importante quando o assunto é aditivo alimentar.

Benzoato de Sódio em Pó - 500g
O Benzoato de Sódio é um aditivo com ação antibactericida e antifúngico proporcionando ao alimento em que é aplicado maior durabilidade na prateleira.

Vinagre (ácido acético), açúcar de milho (que contém vinagre) e suco de limão também podem ser utilizados, uma vez que os ácidos acético e o cítrico mostram-se eficazes na prevenção do crescimento de bactérias, entre elas a Listeria monocytogenes.

Alguns dos principais representantes do atual pensamento conservador brasileiro são José Osvaldo de Meira Penna, Luiz Felipe Pondé, Olavo de Carvalho, João Mellão Neto, e Percival Puggina.

Ela afirma que o refrigerante possui o conservante benzoato de cálcio que ao ser misturado à vitamina C presente nas frutas cítricas resulta na formação da substância benzeno, que é tóxica.