Qual o conhecimento que existia antes da filosofia?

Perguntado por: ualvim . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

Resposta. antes da FILOSOFIA, o conhecimento do mundo era através da RELIGIÃO e do MITO.

O primeiro grande conhecimento tecnológico, que permitiu os demais, foi a dominação do fogo na Pré-História (Musitano, 2017), no alvorecer da humanidade; a ciência só viria a existir milhares de anos depois.

O conhecimento filosófico surgiu a partir do abandono da mitologia como forma de explicar a realidade. A curiosidade e a vontade de conhecer gerou a necessidade de desenvolver explicações lógicas e racionais a partir capacidade humana de refletir e criar conceitos e ideias.

A primeira forma de conhecimento do ser humano é a interpretação em forma do conhecimento universal, são as sensações, percepções e opiniões criada e projetada na pessoa.

A Filosofia surge na Grécia, mas não por acaso, essa pequena parte da atual Europa conjugava uma série de fatores necessários para surgimento dessa disciplina. Existência da pólis. Viagens Marítimas. Uso da escrita.

Sobre o nascimento da filosofia, é correto afirmar que: Surgiu como um discurso teórico, sem embasamento na realidade sensível, e em oposição aos mitos gregos. Retomou os temas da mitologia grega, mas de forma racional, formulando hipóteses lógico-argumentativas.

O QUÊ É FILOSOFIA? A palavra Filosofia é de origem grega, e significa “amor à sabedoria”. Filosofar quer dizer refletir sobre questões fundamentais da vida humana porque quem o faz sente que precisa de uma resposta a essas questões para viver melhor.

Tales de Mileto

Tales de Mileto
Tales (c. 624-546 a.C.) nasceu na cidade de Mileto, na Grécia antiga. Tales é considerado o primeiro filósofo.

O conhecimento tem origem na experiência. É a partir dos sentidos e das percepções que nos relacionamos com o mundo e podemos conhecer alguma coisa.

O conhecimento humano evoluiu bastante desde a fase da Pré-História (desde o surgimento do homem até 4.000 aec – antes da era comum, com o surgimento da escrita). Naquela época o conhecimento era passado através da comunicação verbal, da arte, da expressão corporal e até através dos sonhos.

A MITO NA SOCIEDADE GREGA
Para os gregos, a forma mítica antecede o nascimento do pensamento filosófico. O mito foi a primeira maneira encontrada pelo homem para explicar a realidade na qual se encontrava imerso.

Conhecimento empírico, científico, filosófico e teológico.

Existem quatro tipos de conhecimento: empírico, científico, filosófico e religioso.

Os estudiosos do processo de conhecimento apontam para várias fontes, relacionadas de uma maneira ou de outra com as chamadas faculdades da alma ou do espírito humano, e compartilhadas algumas delas pelos animais, como veremos em seguida. Estes são: os órgãos dos sentidos, memória, a imaginação, a razão e a intuição.

Tipos de conhecimento

  1. 1 – Conhecimento científico. Ao considerarmos quais são as várias formas de conhecimento, o científico é um dos primeiros que vêm à mente. ...
  2. 2 – Conhecimento empírico. ...
  3. 3 – Conhecimento filosófico. ...
  4. 4 – Conhecimento teológico. ...
  5. 5Conhecimento tácito.

O Conhecimento Primitivo (também designado por conhecimento não-inferencial) é todo aquele conhecimento que é adquirido directamente, por exemplo, através dos sentidos, não sendo possível a sua obtenção por um meio mais direto.

A filosofia antiga surge com a substituição do saber mítico ao da razão e isso ocorreu com o surgimento da polis grega (cidade-estado). Essa nova organização grega, foi fundamental para a desmistificação do mundo através da razão e, com isso, as reflexões dos filósofos.

Mas antes de passarmos à filosofia propriamente dita, convém que façamos um breve retrocesso a fim de entendermos em que consistia o pensamento mitológico.

A filosofia nasceu com o objetivo de desenvolver uma consciência crítica sobre o mundo, encontrando respostas não mais baseadas na crença e na autoridade.

A Filosofia nasceu na Grécia Antiga, no mesmo período em que surgiram as cidades-estado. Segundo os registros, essa foi a primeira vez em que os homens começaram a tentar explicar o mundo à sua volta de uma forma lógica e racional.

É comum explicar o nascimento da filosofia cronologicamente,dando destaque a seu início entre os gregos antigos. Para um aluno iniciante, isso muitas vezes faz pensar que se trata de uma disciplina sem atualidade.