Qual é o conectivo de MAS?

Perguntado por: dfernandes . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 7 votos

ADVERSATIVAS (oposição, contraste): mas, porém, todavia, contudo, entretanto, senão, que. Também as locuções: no entanto, não obstante, ainda assim, apesar disso.

Os conectivos têm que aparecer no meio dos parágrafos, ou seja, conectando orações e períodos. Além disso, devem vir, também, entre os parágrafos, ou seja, logo no início, conectando-o ao anterior.

Tratam-se dos conectivos para redação mais comuns, que possuem a função de indicar soma entre as orações, ideias ou argumentos. Alguns conectivos aditivos são: e, mais, que, mas também, como também, além disso, também, a propósito, em adição, some-se a isto. Exemplos: a) Os rapazes venceram a partida e foram comemorar.

Conectivos lógicos

  • Negação.
  • Conjunção.
  • Disjunção.
  • Condicional.
  • Bicondicional.
  • Tabela de conectivos lógicos.

Conectivos são palavras ou expressões que interligam as frases, períodos, orações, parágrafos, permitindo a sequência de ideias. Esse papel é desempenhado, sobretudo, pelas conjunções, palavras invariáveis usadas para ligar os termos e orações em um período.

Os conectores são os elementos coesivos que fazem a coesão entre as frases. Eles instituem as relações de dependência e conexão entre os termos. Esses elementos são formados por conjunções, preposições e advérbios conectivos.

Os conectivos de conclusão são palavras que unem as orações em um período ou ligam termos que exercem a mesma função sintática na oração. Eles são responsáveis por dar sentido às frases, unindo ou contradizendo diferentes ideias que estão presentes em um texto.

Alguns Exemplo de conectivos de conclusão são: portanto, logo, assim, desse modo, dessa forma, concluindo, em síntese, enfim, entre outros.

Conectivos nada mais são que palavras ou expressões utilizadas para interligar orações, períodos, frases e até mesmo parágrafos, com o objetivo de dar uma sequência às ideias e estabelecer relações específicas entre elas. Na maioria dos casos, são as conjunções que desempenham este papel.

O uso do Onde na Redação
Não esqueça, então, que só se usa onde quando retoma lugar físico: “A casa onde…, A rua onde…”. Em outras situações, o conectivo poderá ser o que, o 'o qual', o cujo ou qualquer termo coesivo.

Conexão causal explícita é aquela que torna evidente ao leitor as relações de causalidade instituídas entre os acontecimentos narrados por meio do uso de palavras ou expressões específicas.

Conjunções aditivas - expressam soma. Conjunções adversativas - expressam oposição. Conjunções alternativas - expressam alternância. Conjunções conclusivas - expressam conclusão.

Muito utilizados na redação para dar credibilidade aos seus argumentos, os exemplos podem ser inseridos em seu texto através de conectivos que apresentam essa ideia, como:

  1. exemplificando;
  2. por exemplo;
  3. isto é;
  4. tal como;
  5. em outras palavras.

(relação temporal = veja que o conector textual “quando” serve para se delimitar um aspecto temporal da ideia). Paulo era mais inteligente do que Maurício, embora esse fosse mais simpático do que aquele.

Continuar lendo Qual o conectivo de MAS?