Qual o conceito de proporção exemplos?

Perguntado por: lfernandes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

A proporção consiste na igualdade entre duas ou mais razões, que são a divisão entre números na qual devemos obedecer a ordem em que eles são colocados. Por exemplo, na sequência de Fibonacci, a razão entre qualquer termo e o seu antecessor será sempre proporcional, ou seja, igual.

Tipos de proporção
Como foi apresentado na introdução acima, existem dois tipos de proporções entre os elementos: diretamente proporcionais e inversamente proporcionais.

Assim, se a razão entre A e B é igual à razão entre os números C e D, dizemos que a seguinte igualdade é uma proporção:

  1. A = C. B D.
  2. 1 – Em toda proporção, o produto entre os extremos é igual ao produto entre os meios, ou seja, se.
  3. A = C. B D.
  4. 70 = x. 400 1600.
  5. x = 112000. 400.

A proporção é utilizada para calcular valores desconhecidos por meio de uma razão, que acaba sendo resolvida por equações e regra de três.

Se a receita pedia 3 ovos, então você deverá pegar 6. Nesse caso, você está usando uma razão = 2 (porque 6/3 = 2). Só que, se você esquecer de dobrar algum ingrediente, vai dar errado. Tudo precisa ser aumentado na mesma razão para que a receita continue com a mesma proporção entre os ingredientes!

Na matemática, a razão estabelece uma comparação entre duas grandezas, sendo o coeficiente entre dois números. Já a proporção é determinada pela igualdade entre duas razões, ou ainda, quando duas razões possuem o mesmo resultado.

Logo, a razão entre as idades deles será igual a 30/60. Simplificando essa razão, encontramos 1/2.

Proporcionalidade entre grandezas
Duas grandezas são ditas proporcionais se for possível construir duas razões equivalentes entre elas, de medidas distintas e em momentos distintos.

Os números proporcionais são divididos em diretamente e inversamente proporcionais, e são utilizados em situações envolvendo regra de sociedade, abordando as divisões de lucros, prejuízos, sociedade em investimentos entre outras situações de repartição de capitais.

A propriedade fundamental das proporções é esta: o produto dos meios é igual ao produto dos extremos. A partir dessa propriedade, conseguimos resolver problemas por meio de regra de três, entre outros. Essa é a propriedade mais importante da proporção.

Chamamos de proporção a igualdade entre as razões. Ela é utilizada quando se faz necessária a diminuição ou aumento de quantidades. Geralmente é muito utilizada na cozinha, durante a preparação de comidas e separação de ingredientes.

Quando duas razões têm como resultado um mesmo decimal, dizemos que elas formam uma proporção. Portanto, uma proporção é a igualdade entre duas razões. A propriedade fundamental das proporções garante que a igualdade entre duas razões pode ser escrita na forma de igualdade entre dois produtos.

A razão de 18 para 6 é 3:1 ou 3. Razão = divisão, sempre considerando que o primeiro número mencionado é o numerador. Logo: 18/6 = 3/1. A razão de 18 para 6 é 3:1 ou 3.

É uma fração, ou seja, a razão na matemática é a divisão, então a resposta é 30/45, simplificando dá o valor de 2/3.

razão é divisao ou fração então: 40/20 ou 40÷20 q é igual a 2.

A proporção da imagem é escrita como uma fórmula de largura e altura, tal como 3:2. Uma imagem quadrada, por exemplo, tem a proporção de 1:1, pois a altura e a largura são as mesmas. A imagem pode ter 500 px × 500 px ou 1.500 px × 1.500 px - a proporção continua sendo 1:1.

Para saber o percentual de um valor basta multiplicar a razão centesimal correspondente à porcentagem pela quantidade total. Se preferir, você pode fazer o cálculo de porcentagem da seguinte forma: 1º passo: multiplicar o percentual pelo valor. 2º passo: dividir o resultado anterior por 100.

Resposta. 3/7 = 0,428.