Qual o conceito de lutas e artes marciais?

Perguntado por: nmuniz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

3 – Resposta: As lutas referem-se simplesmente ao combate direto entre adversários. Já a arte marcial diz respeito a um conjunto de pré-requisitos que devem ser seguidos, incluindo neles a técnica de luta, ética, autoconhecimento, entre outros.

O principal objetivo das artes marciais é se defender atacando (proteção pessoal). Elas podem estar ligadas a crenças em religiões ou filosofias, como o budismo, ou seguir algum código específico de honra não necessariamente relacionado à espiritualidade.

Existem vários tipos de artes marciais, cada uma com técnica, fundamentos e escolas diferentes. São exemplos de artes marciais: jiu-jítsu, judô, boxe, caratê, kung fu, muay thai, taekwondo e muitas outras. Também conhecidas como "artes de guerra", as artes marciais eram usadas para se defender ou atacar o inimigo.

Luta é uma das formas mais antigas de combate, tendo sua origem muito antes do homem civilizado A luta era utilizada como pratica de sobrevivência na idade da pedra, quando o homem caçava e era caçado (Betti, 2013). Mas foi quando começou a assumir padrões sistematizados que a luta começou a se chamar artes marciais.

As lutas faziam parte dos esportes olímpicos praticados na Grécia Antiga no século VII a.C. Já a luta estilo livre é bem mais recente.

As lutas são caracterizadas pelo uso de técnicas de agarramento, derrubadas e golpes que podem ser realizadas por dois ou mais competidores. Existem diferentes estilos de lutas e elas podem variar conforme as regras. As técnicas de lutas estão presentes nas artes marciais e também em sistemas militares.

A palavra “luta” vem do latim lucta e pode ser definida como combate entre duas ou mais pessoas, com ou sem uso de armas.

- Melhora do autocontrole e da paciência, através do respeito aos adversários, a humildade e a coragem; - Aumenta a resistência do corpo e melhora o sistema imunológico; - Funciona como defesa pessoal; - Trabalham grupos musculares como glúteos, bíceps, tríceps, abdômen, ombros, costas e panturrilha.

As lutas desenvolvem de maneira significativa a parte cognitiva dos alunos, assim como em outros esportes a formação de estratégias é um dos fatores que contribuem para isso, mas o fator mais importante é o número de movimentos e as formas como são efetuados que exige que aluno desenvolva sua memória e concentração.

Atualmente, as Artes Marciais mais conhecidas passam pelo Kung Fu, Karatê, Judô, Aikido, Krav Magá, Jiu-Jitsu, Muay Thai e Taekwondo.

As artes marciais, fundamentalmente, trabalham valores de não-violência, respeito mútuo e observação a regras. Elas ensinam que, primeiramente, a competição deve acontecer dentro do próprio indivíduo, desafiando suas próprias desarmonias.

São mais de 600 modalidades diferentes, incluindo todos os tipos de luta explicitados acima.

As 7 Virtudes das Artes Marciais

  • Compaixão, Benevolência.
  • Polidez e Cortesia, Amabilidade.
  • Sinceridade, Veracidade total.
  • Dever e Lealdade, Fidelidade.
  • Justiça e Moralidade.
  • Coragem, Bravura heroica.
  • Honra.

KRAV MAGA

FILOSOFIA DO KRAV MAGA
No Krav Maga, não existem competições ou regras, pois o objetivo é atingir pontos vitais do corpo do adversário como o pescoço, genitálias e outras. Todo e qualquer golpe pode ser usado para que a vítima mantenha sua integridade física intacta.