Qual o conceito de gerúndio?

Perguntado por: ncavalcanti5 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

O gerúndio expressa uma ação que está em curso ou que ocorre simultaneamente ou, ainda, que remete a uma ideia de progressão. Sua forma nominal é derivada do radical do verbo acrescida da vogal temática e da desinência -ndo. Exemplos: comendo; partindo.

Gerúndio

  • O gerúndio, assim como o particípio e o infinitivo, não faz parte de nenhum tempo ou modo verbal. ...
  • Simples: indica uma ação que ainda está em andamento. ...
  • Composto: indica uma ação já concluída antes da ação da oração principal e é formado pelos verbos auxiliares TENDO e HAVENDO + particípio do verbo principal.

Sua principal característica é conferir ao verbo uma ideia de continuidade, ou seja, de uma ação que ainda está em andamento e que, por isso, não foi finalizada. Observe os exemplos de verbos no gerúndio: As crianças estão brincando no parquinho.

O gerundismo dá a ideia de um futuro em andamento, uma ação duradoura que não será finalizada nunca; já o gerúndio usado na forma adequada, dá ideia de uma ação em andamento. Exemplos de Gerundismo: Eu vou estar anotando. Vou estar ligando para a médica.

O certo é: O verbo deve ser expresso com o infinitivo ou simplesmente no futuro, conforme as formas a seguir: ''_eu vou ligar..., ou, mandarei..., ou, eu farei... ''.

Gerúndio - expressa o processo da ação: acordando, agradecendo, esperando, sorrindo, unindo. Particípio - expressa o resultado da ação: acordado, agradecido, esperado, sorrido, unido.

Gerundismo: vício de linguagem que consiste na construção de locução verbal exagerada, com excesso de verbos e um deles no gerúndio, na tentativa de reforçar a ideia de continuidade de uma ação no futuro: “Vou estar fazendo a lição de casa após o almoço”.

Usar o gerúndio em uma redação dá bastante flexibilidade quanto à disposição de frases. Ele pode ser usado antes da oração principal, depois ou ao lado do verbo. Para usar o gerúndio corretamente, é essencial empregá-lo para expressar ações que estão acontecendo.

No gerúndio, os verbos da 1. ª conjugação terminam em -ando, os da 2. ª conjugação terminam em -endo e os da 3. ª conjugação terminam em -indo.
...
Exemplos de uso do gerúndio

  1. Os alunos estão estudando matemática.
  2. Minha avó vem descendo a escada devagar.
  3. Vocês já estão indo embora?

Sendo usado antes da oração principal, o gerúndio indica uma ação que se iniciou antes da ação principal: Entrando em casa, reparei que tinha sido assaltada. Fazendo de conta que não era com ele, saiu da sala de mansinho.

A presença maciça da construção num dos setores que mais emprega no Brasil contribuiu fortemente para a disseminação do gerundismo, que hoje se encontra nos diversos níveis sociais e até mesmo em falas do então Ministro da Saúde, José Serra, que pronunciou numa entrevista: ..."outra vacina que vamos estar aplicando ...

O "gerund" deve ser utilizado sempre que um verbo for antecedido por uma preposição. Isso também se aplica a algumas expressões que terminam com preposição, como "in spite of" e "there's no point in".

É correto usar o gerúndio quando se quer expressar uma ideia ou ação que ocorre no momento de outra no futuro. Logo, podemos dizer: “Amanhã, quando você estiver fazendo a apresentação, eu estarei realizando os meus exames.”

Resposta. Resposta: A ideia de que os fatos ainda estão ocorrendo.

O particípio é a forma nominal que expressará o resultado do fato verbal, ou seja, indicará uma ação já realizada, finalizada.

Quando o gerúndio é empregado para reforçar a ideia de progressividade no futuro, ou seja, quando deixa de cumprir sua função gramatical e passa a ser empregado para indicar ações futuras, acontece aquilo que chamamos de gerundismo.

“Vou estar fazendo” é o jeito informal de dizer “estarei fazendo”. Ambos são igualmente corretos, estruturas perfeitas (e canônicas) da língua portuguesa.

O gerúndio no inglês é caracterizado pelo acréscimo de -ing ao verbo: speaking, walking, doing, making, studying, running, etc. Há algumas regras ortográficas que devem ser observadas ao acrescentar -ing aos verbos.

Mudar o verbo no gerúndio por um cuja conjugação exprime uma ideia concreta (e não em processo) ou modalizar o discurso para adequar a expressão ajuda o seu texto a não ficará preso aos modismos linguísticos.

Ele pode ser colocado antes da oração principal, após ou ao lado do verbo principal. Fato é que o gerúndio é usado corretamente quando expressa ações que estão acontecendo. Logo, o que influencia é a intenção de comunicação que se pretende ao fazer o seu uso.