Qual o conceito de drible ou finta no futebol de campo?

Perguntado por: spilar6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

O autor define drible como ações técnico-táticas de superar seu adversário direto, tendo a bola perfeitamente controlada; e a finta é conceituada como ação técnico-tática individual realizada por qualquer segmento corporal que busca provocar desequilíbrio momentâneo ou enganar o adversário direto, isso é, simular que ...

A finta é uma movimentação corporal realizada por um jogador com o objetivo de enganar ou desviar a atenção do marcador adversário, garantir a posse de bola ou fugir de uma marcação.

O drible é um importante gesto ofensivo, porque permite ao jogador progredir com a bola no campo, na direção pretendida. Mas não se deve abusar dele. É particularmente utilizado na progressão para o cesto ou quando não há nenhuma possibilidade favorável de passe ou lançamento.

Elástico, drible da foca, carretilha são alguns dos dribles mais famosos no Brasil e ao redor do mundo.

Dessa maneira, existem três tipos básicos de drible: drible em velocidade, drible de controle e drible de mudança de ritmo. Primeiramente, o drible em velocidade, conhecido também como drible alto.

Tipos de finta

  • arremesso;
  • passe;
  • deslocamento para a direita;
  • deslocamento para a esquerda.

A Finta no Handebol é executada quando um jogador com a posse da bola, ameaça realizar um movimento em determinada direção para enganar e desequilibrar a marcação do adversário e realizar o movimento em outra direção.

Instituído em 1713, o sistema de fintas era uma estimativa de quanto ouro seria extraído em determinada propriedade, e estabelecia que, ao final do período fiscal, a propriedade deveria pagar 30 arrobas (ou 450 quilos) de ouro à Coroa.

A finta ou revienga é um acto simulado e enganador, praticado no âmbito dos mais variados desportos, por meio do qual um jogador sugere ao adversário uma determinada intenção, de maneira a despoletar nele uma reacção previsível e equivocada, da qual se possa tirar proveito.

O drible tem como objetivo principal, livrar-se do adversário, aproximação da cesta para a execução do arremesso, organização do jogo, execução de fintas tentando assim passar pelo adversário, deve ser utilizado também para melhorar o ângulo do passe.

[Popular] Enganar alguém ou iludir essa pessoa por meio de mentiras ou promessas falsas; lograr, ludibriar. [Esporte] Fazer fintas com a bola ou com o corpo, buscando enganar ou confundir o atleta adversário; driblar: fintar o atacante. Etimologia (origem da palavra fintar). Finta + ar.

Para fazer um drible em dois toques você deve avançar em direção ao adversário enquanto conduz a bola. Quando estiver a mais ou menos um metro dele, toque na bola com a parte de dentro de um dos seus pés em direção a outro pé.

Os fundamentos técnicos básicos do futebol, de acordo com PAOLI & GRASSELI (2003)[5] são: passe, chute, cabeceio, condução de bola, drible, finta, domínio, recepção e marcação.

A pedalada consiste em passar os pés sobre a bola sucessivamente, do interior para o exterior. O inventor foi o holandês Law Adam, que jogou pelas seleções da Suíça e da Holanda, e pelo Grasshopper-SUI, na década de 1920.

O passe tem como objetivo a colocação da bola num companheiro que se encontre em melhor posição, para a criação de situações de finalização ou para a progressão no terreno de jogo. Existem vários tipos de passe: peito, picado, por cima com 2 mãos, lateral com 1 mão, por trás das costas, etc.

Lionel Messi
O argentino do Barcelona é o mais driblador, segundo a galera.

Independente da fala coloquial, o termo correto é driblar.

Os melhores dribladores do futebol europeu, segundo o CIES

  • Dembélé (Barça)
  • Vini Jr.
  • De Bruyne.
  • Kostic (Juve)
  • Leão (Milan)
  • Coman.
  • Mbappé