Qual o conceito de descrição?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 2 votos

O que é descrição? A descrição é uma tipologia textual dedicada a detalhar determinados objetos, pessoas, lugares ou ações. Assim, o autor, ao utilizar esse recurso, procura transmitir suas impressões e sensações sobre algo de maneira que o seu leitor possa visualizar a cena relatada como uma fotografia.

Uma descrição é marcada pela presença de verbos de ligação (ser, estar, parecer, etc.). Esses verbos não buscam expressar ações, mas sim interligar o sujeito às características que se deseja mencionar no relato. Exemplos: O homem era alto, magro e parecia preocupado.

A descrição é uma tipologia textual dedicada a detalhar determinados objetos, pessoas, lugares ou ações. Assim, o autor, ao utilizar esse recurso, procura transmitir suas impressões e sensações sobre algo de maneira que o seu leitor possa visualizar a cena relatada como uma fotografia.

As características da descrição são: o uso de adjetivos, locuções adjetivas e orações substantivas adjetivas; a predominância de tempos verbais no pretérito; o emprego de orações coordenadas justapostas; e a enumeração de elementos e a comparação entre eles.

A estrutura do texto descritivo
A estrutura do gênero descritivo se divide em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na primeira, o autor apresenta o elemento que será descrito: um lugar, uma pessoa, um acontecimento, um animal, um sentimento etc.

A descrição caracteriza-se pela utilização dos seguintes elementos de destaque:

  1. linguagem simples;
  2. verbos de ligação (ser, estar, parecer);
  3. verbos no pretérito perfeito e no presente do indicativo;
  4. adjetivos;
  5. metáforas e comparações.

Uma boa descrição requer uma observação criteriosa e caracterizada pela exposição dos traços físicos, psicológicos e até mesmo emocionais. Lembre-se que a descrição objetiva apresenta a pessoa, lugar ou objeto de uma maneira realística, sem inclusão das percepções pessoais.

Uma apresentação pessoal é uma exposição que o indivíduo faz de si mesmo, elencando suas principais características, habilidades e vivências. Essa apresentação costuma ser requisitada em diversos momentos da vida, podendo acontecer em contextos escolares, acadêmicos e profissionais.

A descrição de produto deve informar a origem do item, como ele foi feito, quem o fabricou e a inspiração para desenvolvê-lo. É como se fosse a história do produto, que deixa de ser apenas um mero auxílio para a venda e também ajuda na interação com o cliente.

O texto descritivo é um tipo de texto que tem como principal objetivo apresentar o retrato de um objeto, lugar, personagem ou acontecimento. Descrever coisas é uma atividade cotidiana. Em produção de texto, isso é um elemento importante para a compreensão pelo leitor.

Tipos de texto descritivo
O texto descritivo pode ser dividido em duas categorias: descritivo objetivo (ou descrição objetiva) e descritivo subjetivo (ou descrição subjetiva).

O texto descritivo é aquele que fornece detalhes sobre um lugar, uma pessoa, uma paisagem. De forma minuciosa, ele não só descreve os aspectos físicos do cenário e personagens apresentados, mas também busca apresentar as sensações, expressões e sentimentos das figuras que fazem parte daquela história.

Objetiva – a realidade é tratada como ela é. Subjetiva – a realidade é representada de acordo com os sentimentos e a emoção. Para entender bem esses dois conceitos, observe os exemplos abaixo: “O rapaz era branco, de olhos verdes, muito animado e conversador.

Você pode utilizar tópicos como:

  1. formação acadêmica;
  2. principais experiências na sua área de atuação;
  3. conquistas, promoções e reconhecimentos obtidos ao longo da carreira;
  4. competências mais relevantes para a realização do seu trabalho;
  5. objetivos pessoais e profissionais.

O texto descritivo é um tipo de texto que envolve a descrição de algo, seja de um objeto, pessoa, animal, lugar, acontecimento, e sua intenção é, sobretudo, transmitir para o leitor as impressões e as qualidades de algo.

De forma geral, o segredo de como fazer uma boa descrição de produto no e-commerce é atender os quesitos abaixo:

  1. Atrair a atenção dos clientes.
  2. Explicar a experiência física e emocional de comprar o produto.
  3. Ser clara e concisa.
  4. Responder preocupações e perguntas comuns sobre o produto.
  5. Incluir texto, imagem e vídeo.