Qual o conceito de bebê?

Perguntado por: lcamilo . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 12 votos

Bebé ou bebê, também designado por lactente, é a denominação clínica usada em Pediatria dada a todas as crianças desde o 28º dia após o nascimento até atingirem os 24 meses de idade. Até aos 28 dias de vida tem a designação de recém-nascido e a partir dos 2 anos a designação é de criança.

CLASSIFICAÇÃO NEONATAL DE ACORDO COM O PESO AO NASCIMENTO
Peso Normal: 2500g – 3999g. Baixo Peso ao Nascer: < 2500g. Muito Baixo Peso ao Nascer: < 1500g. Extremo baixo Peso ao Nascer: <1000g.

Os bebés nascem com os ossos do topo da cabeça separados para facilitar a passagem e a saída da cabeça pelo canal de parto. Como se fossem placas, conseguem sobrepor-se para alongar a cabeça, tornando-a mais estreita e, assim, passar até ao exterior sem danificar o cérebro.

Sinônimo de bebê

  1. Criança recém-nascida ou com poucos meses: 1 criancinha, neném, recém-nascido.
  2. Filhotes de animal: 2 cria, filhote.
  3. Forma de tratamento carinhosa: 3 amor, bem, boneco, carinho.

Art. 2º Para os fins desta Portaria, considera-se recém-nascido a criança com idade entre 0 (zero) a 28 (vinte e oito) dias de vida. VI - estímulo à participação e ao protagonismo da mãe e do pai nos cuidados ao recém-nascido.

28 dias

Um recém-nascido é todo bebê que acabou de nascer e vai até a idade de 28 dias.

O bebê é considerado recém-nascido durante o período neonatal, que vai do nascimento até completar 28 dias.

Na pediatria, utilizam-se os termos recém-nascido (RN) de termo para os RN nascidos entre 37 semanas e 41 semanas + 6 dias e RN pós-termo para aqueles que nascem com idade gestacional (IG) a partir de 42 semanas ou 294 dias a partir do primeiro dia do último período menstrual.

Define-se como a assistência de enfermagem a todos os recém-nascidos (RN) no Centro Obstétrico, tanto de parto normal quanto de cesarianas. A assistência deve basear-se num sistema que garanta cuidados contínuos e de complexidade crescente e adequada ao nível de risco do neonato.

Os bebês nascem curiosos. Eles vêm ao mundo com um desejo natural de entender como as coisas funcionam. São atraídos por novas coisas e experiências, questionam, exploram e, ao fazer isso, aprendem, graças à curiosidade! Todas as crianças têm algum nível de curiosidade inata que as motiva a explorar.

A personalidade infantil começa a ser construída desde que o bebê é bem pequenino. Então, sim, os fatores biológicos e hereditários contam nesse aspecto. Mas também há questões psicológicas e aquelas ligadas às interações sociais, o que faz de nós, humanos, seres biopsicossociais.

Através de técnicas que medem a atividade cerebral dos bebês, sabemos que eles são capazes de processar informações de curto prazo. Então, eles têm a capacidade de captar várias sensações e lhes dar um certo sentido. É assim que os bebês podem detectar estímulos incomuns, mesmo que não se concentrem em algo específico.

Bebês com gases não sorriem, eles gritam; provavelmente, seu bebê já sorria muito antes de você poder segurá-lo nos braços. De acordo com a BBC News, pesquisadores que usaram ultrassonografias 4D descobriram que os bebês sorriem até mesmo no útero. Eles suspeitam que o sorriso indique que o bebê está calmo e contente.

Que Deus abençoe você e esse anjinho que acabou de chegar em nossas vidas. Felicidades pelo bebê! Que Deus abençoe este novo membro da família e que preencha os corações de vocês com o amor mais puro. A vinda de um bebê é a certeza de que Deus está abençoando imensamente este lar.

“Há crianças que iniciam essa fala a partir dos dez meses, mas o mais comum é esperar que até um ano de idade surjam as primeiras referências como “dá”, “qué”, “não”, “tchau”. Antes dessa etapa, há outras formas importantes de comunicação não verbal por meio de gestos e expressões faciais que merecem a mesma atenção.

Com 6 meses, estará balbuciando, aos 9 meses formula palavras bilabiais como “dada” e a partir de 1 ano pode estar falando palavras como mamãe, vovô. Algumas crianças começam a falar próximo dos 2 anos e se isso não acontecer precisará ser avaliado pelo pediatra e pela fonoaudióloga.

Com 6 meses, a criança estará balbuciando. Já aos 9 meses, começará a formular palavras bilabiais como “dada” e, a partir de 1 ano, poderá estar falando palavras como mamãe e vovô.

três meses de idade

É nessa idade que o bebê começa a enxergar com um pouco mais de profundidade. Aos três meses de idade, os bebês já têm uma visão tridimensional e se tornam capazes de seguir objetos e pessoas com o olhar. Aos 4 meses conseguem enxergar todas as cores e podem prever o movimento de um objeto.

A medida deve ser tomada porque um bebê não tem o mesmo controle térmico de um adulto, ou seja, ele sofre mais facilmente com temperaturas extremas. Esse é o principal motivo para que eles fiquem sempre bem agasalhados no frio e não tenham a ventilação do ambiente direto em seus corpinhos.