Qual o comportamento de uma pessoa que fuma?

Perguntado por: iAvila6 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Os fumantes tendem a ser mais extrovertidos, tensos, impulsivos, depressivos, ansiosos e com mais traços de neuroticismo, psicoticismo, busca de sensações estimulantes/excitantes (busca de sensação), e tendências a comportamentos anti-sociais/não convencionais, em relação aos ex-fumantes e não-fumantes.

O fumo causa no Sistema Nervoso Central, num primeiro momento, a elevação leve no humor e diminuição do apetite. O que parece ser prazeroso no começo, causa dependência e vício. O tabaco é prejudicial também para quem se encontra junto do fumante. Além do desconforto, o fumo causa doenças imediatas ou a longo prazo.

Nesse exato momento, são liberados os neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer. Por ser uma substância psicoativa, a nicotina produz alterações no Sistema Nervoso Central que modificam o estado emocional e comportamental do fumante. É exatamente por isso que ela é a responsável pela dependência química.

Estudos revelam que os fumantes tendem a ser mais extrovertidos, ansiosos, tensos, impulsivos e com mais traços de neuroticismo e psicoticismo, em comparação a ex-fumantes e não fumantes. A literatura revela, ainda, forte associação entre tabagismo e transtornos mentais, como esquizofrenia e depressão, entre outros.

Pesquisas confirmaram a experiência de minha paciente com os efeitos psiquiátricos positivos da nicotina: foi comprovado que ela melhora a cognição, memória, atenção e humor, além de reduzir a ansiedade.

Exame de sangue pode identificar os fumantes que apresentam maior risco de doenças cardíacas.

Os efeitos duradouros do tabagismo começam na adolescência.
Os pulmões só desenvolvem completamente por volta dos 25 anos.

Entidades como os Pretos Velhos, que se utilizam do fumo em seus. cachimbos, do vinho tinto, ou dos Caboclos com seus charutos, ou mesmo. dos Exús e Pombo Giras com seus aguardentes, champanhes, cigarros ou. Essa entidade é tida, dentro da Umbanda, como uma versão feminina de Exú.

Para os beijoqueiros de plantão, uma má notícia: beijar na boca ultrapassou o ato de fumar e beber álcool como principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de cabeça e pescoço.

“A fumaça do cigarro contrai os vasos capilares dos pés e das pernas e, um único cigarro, já é suficiente para contrair todos os vasos sanguíneos do corpo. A cada tragada, ocorre um endurecimento das artérias do fumante, fazendo com que o coração trabalhe mais intensamente”, diz o cardiologista do HCor.

Fumar causa danos a pele, ao cérebro, aos pulmões, ao coração, em diversos outros órgãos vitais, ao sangue e impacta diretamente a sua vida e a das pessoas ao seu redor, inclusive financeiramente, já que cigarros não são baratos e comprometem grande parte da renda dos fumantes.

– O abuso de substâncias (no caso a nicotina) pode estar relacionado à ocorrência de episódios depressivos; – Pessoas com sintomas depressivos fumam no intuito de aliviar sintomas de tristeza ou humor negativo; – Tabagismo e Depressão não seriam relacionadas diretamente entre si, mas variáveis comuns (por ex.

Pesquisa foi realizada no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Um estudo internacional feito em 20 países sobre políticas de controle de tabaco, conduzido pelo Canadá e que analisa dados do Brasil, aponta que o brasileiro fumante consome, em média, 17 cigarros por dia e que, se pudesse, não teria começado a fumar.

Se está ansiosa, usa para diminuir a ansiedade. Mas é importante ressaltar também que o cigarro aumenta a vulnerabilidade aos transtornos mentais. O tabagismo precoce aumenta as chances de a pessoa ter esquizofrenia, depressão. Perturba o cérebro, já que é uma droga que entra em contato com o cérebro.

Ou seja: não são todos os fumantes que vão experimentar as mesmas sensações. E mesmo quando acontecerem, existe ainda uma ótima notícia: elas tendem a desaparecer em uma ou duas semanas. Em alguns casos, pode chegar a quatro semanas.

Quando as pessoas viciadas em nicotina deixam de fumar, podem passar por diversas dificuldades: ansiedade, fome, depressão, dor de cabeça e outras sensações desagradáveis. Estas sensações são conhecidas como “sintomas da síndrome de abstinência” porque ocorrem quando a pessoa se abstêm de ingerir a nicotina.

Pode parecer óbvio, mas ouvir é a chave quando está a apoiar alguém que está a deixar de fumar. Se puder escutar as suas preocupações, vontade de fumar e tensões, vai compreender melhor a situação deles, ao mesmo tempo que eles também se sentirão melhor por partilharem e terão menos hipóteses de se sentirem tentados.

Fumar camomila, assim como alguns outros produtos, pode ser a chave para abandonar o tradicional cigarro. Isso porque esses compostos têm menos nicotina quando comparados ao cigarro. Alguns têm até um nível zero.

Cigarro de palha
A diferença desse tipo para o cigarro industrializado é que o fumo é envolto em palha em vez do papel e não possui qualquer tipo de filtro, sendo a forma mais nociva de inalação da fumaça."

Que fumar não faz bem à saúde de ninguém é um fato bastante popular. No entanto, interromper esse vício precocemente pode ajudar a conter alguns danos.