Qual o comportamento de uma pessoa orgulhosa?

Perguntado por: ngodinho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Uma pessoa orgulhosa mostra altivez, soberba, vaidade, arrogância, podendo mesmo revelar desprezo em relação a outra pessoa. Neste caso, o oposto do orgulho é a humildade ou a modéstia. A palavra tem origem no termo orgull que, do idioma catalão, a característica de alguém que tem um conceito exagerado de si próprio.

O Orgulho como rancor
O casal briga e termina. Para não dar o braço a torcer, para não admitir que estava errado ou para não ter que se livrar da sua pose de ter sempre a razão, a pessoa não consegue pedir desculpas, ou pedir perdão, ou mesmo voltar a ter uma conversa razoável para voltarem a ter o relacionamento.

Sentido negativo: "pessoa orgulhosa"
É geralmente associado a uma teimosia, à dificuldade em aceitar ajuda ou admitir erros por ser um sinal de fraqueza. Como na frase "ele é um homem orgulhoso demais para pedir desculpas". Ou seja, ele não vai "dar o braço a torcer", como se diz na expressão popular.

Para Deus, ser orgulhoso, é o mesmo que se afastar de tudo que nos liga a Ele. Isso porque, o orgulho representa a superioridade entre os irmãos, o que não demonstra em nada os ensinamentos dEle para nós. “O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda” (Provérbios 16, 18).

6. Orgulho ferido = ferida emocional. A pessoa é tão orgulhosa, mas tão orgulhosa, que qualquer situação que fira seu orgulho torna-se uma questão de morte. Saber desapegar desse sentimento tão voltado no "EU" nos ajuda a minimizar a importância de críticas, ofensas, desavenças e intrigas na nossa vida.

6 conselhos para lidar com pessoas orgulhosas e egoístas

  1. Observe as virtudes de essa pessoa. ...
  2. Estabeleça limites. ...
  3. Tente entender o modo de ser alheio. ...
  4. Cuide da sua autoestima. ...
  5. Você não pode mudar essa pessoa. ...
  6. Evite as críticas.

Na psicologia foram definidos dois tipos de orgulho, o positivo e o negativo. O orgulho positivo é chamado de autoestima e autoconfiança, e o negativo é chamado de soberba.

Nesse segundo caso, o orgulho assume tons diversos e pode passar a se chamar de soberba. A soberba, segundo a própria definição do dicionário, é “o orgulho excessivo”. É aquela emoção que enche a mente de imagens grandiloquentes, nos fazendo pensar que tudo gira em torno do nosso umbigo.

O orgulho limita ou impede o progresso.
Ele limita ou impede o progresso (ver Alma 12:10–11). Os orgulhosos não se deixam ensinar (ver 1 Néfi 15:3, 7–11). Não mudam de ideia para aceitar a verdade, porque fazê-lo implicaria admitir seu erro.

Fale com as pessoas próximas a você, pergunte se ela acha você orgulhosa, mas esteja disposto a aceitar as críticas e encontrar meios e melhorar. Nunca ache que você é pior e nem melhor do que ninguém, não ridicularize os outros por suas conquistas ou pela falta de capacidade delas.

Orgulho é a satisfação em fazer algo. Já a arrogância é a postura de quem entende que aquilo que fez ou tem é superior a tudo.

O orgulho é considerado o mais severo dos pecados capitais, pois tem o poder de "cegar" a pessoa. Isso porque faz com que ela viva em uma ilusão, em realidade que existe apenas em sua cabeça.

Ele se sente seguro na superfície das ações, lidando com questões preto no branco, mas quando entra no campo das emoções, onde existem forças ocultas e sentimentos ambivalentes, ele recua e fica acanhado.

O presidente Benson ensinou o seguinte sobre como vencer o orgulho: O antídoto para o orgulho é a humildade — mansidão, submissão (ver Alma 7:23). (…) Sejamos humildes por opção.