Qual o comportamento da Geração Y?

Perguntado por: scalixto . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.7 / 5 3 votos

A Geração Y gosta de estar conectada e é bombardeada por informações a todo momento. Com os smartphones e a facilidade de acesso à internet, não existe mais hora ou lugar para ver o que está acontecendo no mundo. Desse modo, o consumo de conteúdo está se tornando cada vez mais rápido e instantâneo.

Confira a seguir quais são elas:

  • Atendimento: 10 minutos é o limite. A impaciência e a conectividade dos Millennials com diferentes canais de tecnologia permeia o comportamento desta geração. ...
  • Conexão: Celular ainda está em segundo plano. ...
  • Alcance: Melhor combinação de canais para atingir seu público.

A geração Y no mundo do trabalho, prioriza propósito a dinheiro. Isso significa que esta geração procura significado no trabalho. Em geral, pode-se dizer que são orientados por objetivos. Também fazem suas escolhas baseadas no equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

A Geração Y quer fazer parte de algo maior e, por isso, tende a priorizar as necessidades do seu grupo para construir um sentimento de pertencimento. Por fim, vale dizer que os Millennials buscam informações rápidas, gostam de relacionamentos virtuais e de compartilhar todos os momentos de suas vidas na internet.

Apreço pelas novas experiências
Outro ponto muito característico da geração Y é a sua mente aberta às novas experiências. Eles não têm medo de se arriscar e de viver novas aventuras, o que é uma forma muito interessante de se relacionar com o mundo e, claro, muito oposta ao que é observado em outras gerações.

Millennials

Antes, você realmente sabe quem são os Milennials? Muito provavelmente você que está lendo agora é um deles. Os Millennials, ou Geração Y, são os nascidos entre as décadas de 80's e 90's.

Consumo online e consciente
O celular é o melhor amigo do Millennial. Por isso, é essencial apostar em uma estratégia multicanal para conquistar esse público. Conjugue o uso de ferramentas como e-mail marketing, SMS e redes sociais para conseguir se comunicar efetivamente com esse público-alvo.

Dificuldades com a hierarquia
É comum que o profissional da geração Y enxergue seus superiores apenas como colegas de trabalho e tenha grandes dificuldades para se submeter à hierarquia tradicional. Para setores de RH, isso é um verdadeiro desafio, pois os jovens que chegam ao mercado têm pouca predisposição à escuta.

Esta é composta por profissionais que nasceram a partir de 1980 e caracteriza-se por jovens espertos e ousados, que não esperam permanecer em um único emprego ou carreira por muito tempo. Ou seja, eles querem um trabalho que seja flexível, com opções de trabalhar de casa e com salários ambiciosos desde cedo.

Como vimos, a Geração Y é a primeira geração a crescer com a internet, smartphones, comunicação digital, realidade virtual, software interativo e até inteligência artificial. Logo, são nativos digitais, ou seja, pessoas que somam à expansão da tecnologia.

Como gerenciar a nova geração y?

  1. Lute contra a ansiedade. A ansiedade é um dos principais sintomas da geração Y, por isso, tente deixar todos os processos da sua empresa bastante transparente para evitar futuros problemas. ...
  2. Monitore o desempenho do seu time. ...
  3. Use os feedbacks ao seu favor. ...
  4. Dê voz aos colaboradores.

Pragmáticos. Os jovens da geração Z são realistas, práticos e buscam satisfazer sua necessidades financeiras e seu enriquecimento pessoal. Sem esquecerem dos campos emocionais e sensoriais. São adeptos do pensamento lógico, autodidatas e responsáveis.

As competências que apresentaram melhores resultados foram: “Equilíbrio Profissional e Pessoal”, ou seja, o desejo desta geração de buscar o equilíbrio entre as duas esferas, de não viver somente para o trabalho e buscar um propósito nas suas atividades ficou evidente em nossos resultados.

A geração Y gosta de ter sua posição esclarecida e, por isso, mostrar a eles onde erram e acertam é uma ótima maneira de fazer com que se aperfeiçoem. O feedback deve ser constante! Portanto, gestores comunicativos, uma equipe aberta e uma boa comunicação interna é o cenário mais assertivo para esta geração.

Paul Harvey, um professor da Universidade de New Hampshire, nos Estados Unidos, e expert em GYPSYs, fez uma pesquisa onde conclui que a geração Y tem “expectativas fora da realidade e uma grande resistência em aceitar críticas negativas” e “uma visão inflada sobre si mesmo”.

Assim, das 2.598 pesquisas realizadas, esse foi o resultado: da geração mais feliz para a menos feliz, estão a Geração Silenciosa (com idade 77 anos ou mais), Boomers (58 a 76), Geração X (42 a 57), Millennials (26 a 41) e Geração Z (18-25).

Geração Alpha é o nome dado aos nascidos a partir de 2010 e às crianças que ainda vão nascer até 2025. Portanto, é a geração atual. Conhecida também como Gen A, eles sucedem a geração Z, que engloba os nascidos entre 1997 e 2009.