Qual o combustível mais vantajoso economicamente?

Perguntado por: oevangelista . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

De maneira geral, o etanol é mais vantajoso quando o preço dele estivar equivalente a 70% ou menos do que o valor da gasolina.

Como já mostramos, o etanol consome mais. Já que o consumo de álcool é um pouco maior que o consumo de gasolina pelo mesmo motor. Em média, os carros leves mais utilizados nas ruas consomem 30% a mais com álcool do que com gasolina percorrendo a mesma distância.

O etanol apresenta certo grau de acidez, o que leva a uma maior corrosão das peças do motor do veículo. Já a gasolina possui um baixo poder de corrosão, bem como tem a capacidade de realizar a limpeza de peças do motor quando este estava sendo utilizado com etanol.

O etanol é uma opção mais sustentável do que a gasolina, porque é produzido a partir de vegetal e, em sua combustão, a liberação de gases poluentes é muito menor do que na queima da gasolina, que é derivada do petróleo.

Como já dissemos, não há qualquer malefício em misturar etanol e gasolina no tanque do seu veículo. Portanto, abastecer com os dois combustíveis é tão bom quanto abastecer com apenas um deles. O problema não está na mistura, mas na qualidade dos líquidos que vão para o tanque.

Com a alta dos combustíveis, por exemplo, pode ser mais vantajoso utilizar o álcool, que tem valores de mercado normalmente pareados a 70% do valor da gasolina. Agora, para momentos que exigem maior potência ou rendimento em quilômetro por litro, abastecer com gasolina pode ser uma boa escolha.

De maneira geral, é possível dizer que a aditivada limpa o motor a longo prazo, enquanto a gasolina comum não. Mas, a gasolina aditivada não aumenta o desempenho do carro, uma vez que isso se relaciona ao grau de octanagem e não a esses componentes adicionais.

Cada carro tem sua potência e seu tipo de motor, mas de maneira geral, de acordo com especialistas, a velocidade ideal na estrada para economizar combustível é de 80 km/h a 100 km/h, podendo economizar até 20% de combustível em comparação com quem dirige a 120 km/h.

É normal ouvirmos pessoas dizendo que a gasolina aditivada rende mais do que a gasolina comum — entretanto, isso é um mito. Na verdade, a gasolina aditivada possui a mesma autonomia da gasolina comum, e a única diferença é que o aditivo nela colocado ajuda na limpeza do motor.

Desempenho. Agora, se você precisa fazer viagens ou percorrer longas distâncias sem se preocupar em abastecer frequentemente, você precisa considerar o desempenho dos dois combustíveis. Neste caso, a gasolina é a melhor opção, pois possibilita maior autonomia ao veículo nesse sentido.

Etanol prejudica o motor? A resposta é não. O motor flex foi produzido para rodar seguramente com ambos combustíveis. Porém, alguns especialistas informam que rodar por muito tempo abastecendo o veículo apenas com etanol, sem variar com a gasolina, pode sim danificar a longo prazo algumas peças.

Algumas das desvantagens da gasolina aditivada são: Valor mais alto que o valor do etanol e da gasolina comum; Um dos maiores poluentes do meio ambiente.

“Por ser um excelente detergente, o etanol pode ajudar a limpar o sistema, principalmente válvulas e injetores”, diz o especialista, lembrando que a gasolina aditivada possui a mesma função e pode ser aplicada com o mesmo fundamento.

Se der até 0,70, o álcool compensa mais. Segundo o engenheiro Gabriel Branco, especialista em motores, um veículo abastecido com etanol rende, em média, 30% a menos do que se estivesse com gasolina. Por isso, para valer a pena, o litro do etanol deve custar até 70% do litro da gasolina.

De acordo com o que podemos encontrar em várias matérias veiculadas, se você colocar álcool em veículo a gasolina, o motor sofrerá danos que o levarão a falhas e determinarão o fim de sua vida útil em pouco tempo. Há, ainda, o desempenho do motor, que deve ser adequado ao processo de queima do combustível.