Qual o colírio mais caro para glaucoma?

Perguntado por: loliveira8 . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

O Triplenex deve ser vendido por 179,73 reais (preço máximo).

As principais classes de medicamentos utilizados no tratamento clínico do glaucoma são: Análogos da prostaglandina: latanoprosta a 0,005% (Xalatan), travoprosta a 0,004% (Travatan®) e bimatoprosta a 0,03% (Lumigan®), cuja posologia sugerida é a instilação de uma gota, uma vez ao dia.

O aumento da pressão ocular ocorre quando há um desequilíbrio entre a produção e a drenagem do líquido que preenche nosso olho, chamado humor aquoso.

Pêssego. A fruta doce e aveludada é rica em carotenos, antioxidantes e vitaminas A e C, que podem estar associadas à melhora da saúde ocular e, consequentemente, do glaucoma. Além dele, outras frutas e vegetais ricos nessas substâncias, como a couve e a cenoura, também são recomendados em uma dieta aliada aos olhos.

Sim, o Glaucoma se não tratado adequadamente, pode levar à perda irreversível da visão. O Glaucoma mais frequentemente provoca uma perda progressiva do campo visual periférico, poupando a região central.

Levantar muito peso e algumas posições onde a pessoa fique com a cabeça para baixo, como as praticadas no Yoga, contribuem para o aumento da pressão. Tocar instrumentos de sopro também não é recomendado para quem tem Glaucoma. A hipertensão e a diabetes são grandes vilãs do Glaucoma.

Glaucoma de ângulo fechado
É a variante mais agressiva da doença, sendo considerado um caso de emergência. Pacientes com glaucoma de ângulo fechado podem ficar cegos em questões de horas, já que o problema resulta de uma má formação anatômica que pode abruptamente bloquear o trabeculado.

Pacientes glaucomatosos devem evitar tocar instrumentos de sopro (flauta, trompete e saxofone), por aumentarem a pressão torácica com risco de aumentar a pressão intraocular. Inclusive, encher balões com sopro também não é saudável.

Com o nome comercial de Triplenex, o medicamento é recomendado para glaucoma de ângulo aberto e hipertensão ocular que demandem o uso de terapia combinada para o controle da pressão intraocular (PIO), a principal causa da doença.

Dormir com a cabeça elevada pode reduzir a pressão intraocular durante a noite e diminuir o risco de problemas de visão relacionados ao glaucoma”, afirma o oftalmologista Virgílio Centurion (CRM-SP 13.454), diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.

Para que haja a concessão de aposentadoria por invalidez por glaucoma ou catarata, deve haver, além da incapacidade total, a incapacidade permanente, ou seja: irreversível! Diferente do auxílio-doença, onde é concedido o benefício até o momento em que o segurado se encontre apto a retornar ao trabalho.

A cirurgia de glaucoma é indicada para pacientes em que o tratamento com colírios e outros medicamentos não é suficiente para tratar o glaucoma de maneira satisfatória. Trata-se de um procedimento que possui o objetivo de melhorar o escoamento do humor aquoso e diminuir a pressão intraocular.

Uma das maiores recomendações dos especialistas a pacientes com glaucoma é a prática regular de exercícios físicos. A prática de atividades aeróbicas, como caminhada, natação e corrida, ajuda muito na diminuição da pressão intraocular.

QUAIS SÃO AS CAUSAS? O glaucoma surge preferencialmente em pessoas com predisposição genética, após cirurgias oculares, uso de medicações com corticóide e depois de outras doenças oculares como uveíte, retinopatia diabética, oclusão venosa, dentre outras.

Sintomas do Glaucoma

  • Dor intensa nos olhos e ao redor dos olhos;
  • Vermelhidão nos olhos;
  • Dificuldade aumentada para enxergar no escuro;
  • Dor de cabeça;
  • Aumento da pupila;
  • Enxergar arcos em volta das luzes ao redor;
  • Náusea e vômitos.

Substâncias encontradas no cháverde – uma fonte bastante conhecida como sendo rica em antioxidantes e com propriedades terapêuticas – também podem beneficiar a saúde dos olhos.

A prática de exercícios físicos tende a reduzir a pressão intraocular, assim como outros hábitos saudáveis, como uma dieta balanceada. Mas em casos mais avançados, onde há o desenvolvimento do glaucoma, este é incurável, mas os tratamentos ajudam a evitar a estabilizar a doença, impedindo a sua piora.