Qual o colágeno mais indicado para as articulações?

Perguntado por: oribeiro5 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

O colágeno tipo II, conhecida como colágeno não desnaturado, é o componente mais abundante nas cartilagens. Ele é produzido em um processo não enzimático a baixas temperaturas, que garante a integridade da proteína. Esse tipo de colágeno é indicado no tratamento de artrite reumatóide e osteoartrite de origem autoimune.

Verisol

Com essa aprovação, o Verisol® é o único colágeno no Brasil aprovado para uso em suplementos como substância bioativa com aprovação de funcionalidade para a manutenção da saúde da pele.

Diversos estudos clínicos apontam para a segurança e eficácia do Colágeno Tipo II na melhora do processo inflamatório nas articulações. O produto é recomendado para todas as pessoas que praticam esportes ou não, sentem dores articulares, e que já estão com idade avançada.

O colágeno tipo 2 é o que relamente faz efeito no tratamento das articulações. Dentre estes o UC-2 é considerado o melhor.

Colágeno do tipo 1: O colágeno tipo l chama atenção devido a sua quantidade, ele aparece em tendões, ossos e pele. Ele é principalmente responsável pela manutenção da resistência mecânica nos ossos. Colágeno do tipo 2: sua forma é parecida com o tipo l, mas possui menor diâmetro.

Piperina, ou pimenta preta, também possui uma importante ação anti-inflamatória. O magnésio dimalato também é um composto muito presente nos suplementos para articulações. Vitamina C é outro nutriente que também está em boa parte dos suplementos dessa categoria.

Qual o melhor tipo de colágeno para os ossos? Quando falamos em colágeno para os ossos, muitas pessoas lembram do tipo II por estar associado às articulações. Porém, apesar do colágeno tipo II ser reconhecido por sua ação na saúde das articulações, é o colágeno tipo I o mais indicado para os ossos.

Melhor colágeno hidrolisado Verisol: as 5 melhores opções

  1. Colágeno hidrolisado Verisol Imecap. Imecap Colágeno Hidrolisado Verisol Acido Hialurônico. ...
  2. Colágeno hidrolisado Verisol Nutrify. ...
  3. Colágeno hidrolisado Verisol Sanavita. ...
  4. Colágeno hidrolisado Verisol Puravida. ...
  5. Colágeno hidrolisado Verisol Sanavita Hyaluronic.

Atuação do colágeno tipo II
Estudos têm demonstrado os benefícios do uso de colágeno tipo II não desnaturado em pacientes portadores de artrose, artrite reumatoide e, até mesmo, naqueles sem diagnóstico dessas patologias, mas que sentem dor articular após realizar um treino.

3 meses

Em regra, o tratamento com colágeno tipo 2 demonstra efeito a partir de 3 meses, consumindo nas dosagens adequadas diariamente. No entanto, a melhora dos sinais vai depender da patologia de cada indivíduo. A longo prazo ele pode trazer inúmeros benefícios e não possui efeitos colaterais.

E o Colágeno Não-Hidrolisado? Como ele atua no organismo? O Colágeno Tipo II é, basicamente, o colágeno em sua forma pura. Ao contrário do Colágeno Tipo I, o Colágeno Não-Hidrolisado, como o próprio nome sugere, não passa pelo processo de hidrólise e, por conta disso, tem a proteína conservada.

4. Consumo contínuo – É necessário consumir o suplemento de colágeno tipo 2 por 12 semanas sem interrupção para alcançar os benefícios desejados. Para a manutenção dos resultados, o recomendado é não parar a suplementação após esse período.

Não há nenhum efeito colateral associado a suplementação de colágeno tipo 2, ou seja, não há nenhum malefício associado ao seu consumo. Sendo uma suplementação segura para todas as pessoas, trazendo benefícios principalmente para quem sofre com dores nas articulações.

Terapia de calor ou gelo
O calor pode ajudar a aliviar a rigidez muscular e articular, aquecer as articulações antes da atividade e/ou aliviar um espasmo muscular. Já a terapia fria pode ajudar a reduzir a inflamação, o inchaço e a dor nas articulações. Você também pode aquecer e congelar alternadamente.

O cálcio é um dos principais componentes de todas as estruturas ósseas, incluindo as articulações, mas para ser aproveitado corretamente, o corpo precisa de boas quantidades de vitamina D.

É importante destacar também o líquido sinovial, cuja função é ajudar a lubrificar as articulações, permitindo que os movimentos sejam realizados de forma fluida e indolor. Já o cálcio e a vitamina D são os nutrientes mais relevantes para a manutenção da boa saúde osteoarticular no geral.

Qual o colágeno mais indicado? Tanto o colágeno hidrolisado como o colágeno não desnaturado têm espaço no tratamento da artrose do joelho, das lesões da cartilagem articular ou da condromalácia.