Qual o CMV para o método PEPS?

Perguntado por: landrade9 . Última atualização: 5 de maio de 2023
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Para calcular o CMV através do método PEPS, é preciso realizar três passos importantes: elaborar a contagem de estoque inicial e estoque atual; subtrair as quantidades que foram vendidas do estoque inicial, com a data mais antiga; multiplicar essa quantia pelo preço de custo.

CMV = EI + C – EF. (Lembrando que EI = Estoque Inicial, C = Compras realizadas dentro do período analisado e EF = Estoque Final) CMV = 10 + 10 – 5.

PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai)
A ideia é simples: no momento de retirar um produto do estoque, prioriza-se o mais antigo. Isso significa que os primeiros itens comprados pela sua empresa são os primeiros itens a serem vendidos para os clientes.

RESPOSTA CORRETA LETRA "A" R$ 520,00.

O cálculo CMV pode considerar um valor por produto unitário, um percentual sobre o faturamento ou mesmo um valor geral a ser apurado a cada mês ou período determinado. Para calcular, você pode seguir esta fórmula: CMV = estoque inicial + compras adicionais – estoque final.

Um CMV alto é aquele que impede o seu negócio aferir um bom lucro. De modo geral, um CMV acima de 35%, quando somados às outras despesas variáveis que todo negócio têm, já pode indicar uma baixa lucratividade o que significa também, negócios em risco.

Não existe um CMV que seja considerado ideal para todas as empresas. o mais importante aqui é que ele seja sempre o menor possível. Afinal, quanto menor o seu custo para produzir ou comprar uma mercadoria, maior poderá ser o seu lucro com a sua venda. Mas isso também não é uma regra para o sucesso do negócio.

Saber calcular corretamente o CMV do seu estabelecimento é importante para definir o preço dos seus produtos, evitar desperdícios e aumentar a lucratividade. Em outras palavras, esse indicador te permite tomar decisões estratégicas com base em dados confiáveis.

Custo total de Estoque = Custo do pedido + Custo total de ajuste + Custo de estocagem. O custo de estoque e custo de armazenagem estão incluídos nesta equação e os demais tipos também podem e devem ser colocados dentro desta conta.

O CPV mensura somente os custos dos bens produzidos na empresa; O CMV corresponde ao custo que o negócio tem na compra de mercadorias para revenda; O CSV é utilizado para avaliar quanto custa para uma empresa vender cada um de seus serviços.

O CMV é o resultado da soma entre o estoque inicial (EI), compras (C) e devoluções de compras (DC) menos os valores de devolução de vendas (DV) e o estoque final (EF). Por exemplo, vamos supor que você tenha uma loja virtual de roupas e, no começo do mês, somou R$ 20 mil como estoque inicial (EI).

Custo PEPS
No inglês, essa sigla é conhecida como FIFO (First In, First Out). Trata-se de um método de valorização dos estoques. Ele faz com que o preço de custo seja apurado conforme uma base de dados histórica. A utilização do método PEPS força com que os estoques mais antigos sejam usados primeiro.

PEPS. O método de gestão de estoque PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai) é um dos mais praticados e refere-se à saída das mercadorias de acordo com a ordem cronológica. Essa opção ajuda na redução de desperdícios principalmente em segmentos que lidam com produtos perecíveis.

Custo Médio Ponderado

1 – Custo Médio Ponderado: o custo médio é o método mais utilizado no Brasil e, como o próprio nome aduz, neste critério o estoque é avaliado pelo custo médio de aquisição apurado em cada entrada de material, ponderado pelas quantidades adicionadas e pelas anteriormente existentes.

Custo Médio Ponderado = Valor total dos estoques / Quantidade de itens armazenados

  1. 250 tênis de corrida por R$80 cada;
  2. 120 tênis de corrida por R$85 cada.

Qual o CMV ideal? O Custo de Mercadoria Vendida também está relacionado ao tipo de serviço prestado. O CMV ideal gira em torno de 30% a 40%, sendo que abaixo disso está excelente, mas acima torna-se muito perigoso para o negócio.

Os impostos que incidem sobre o faturamento, tal como o PIS/Cofins e ICMS; As despesas administrativas do negócio, tal como aluguel, gastos com internet, telefone, dentre outros; Despesas internas relacionadas à venda do produto, como por exemplo a comissão para os vendedores.

Como calcular o CMV? O cálculo do CMV é feito por meio da fórmula CMV = EI + C – EF. EI é o valor do estoque inicial, C são as compras adicionais feitas pelo seu negócio e EF é a quantia do estoque final após o período estipulado por você.

Em geral, quanto maior o giro de estoque, melhor, pois significa que a empresa está lucrando mais. Mas o indicador depende muito do segmento de vendas.

O CMV (Custo de Mercadorias Vendidas) é um indicador financeiro que calcula os gastos para produzir (no caso da indústria) ou armazenar (na realidade do comércio) um determinado item até que ele seja negociado com o cliente.