Qual o CID que o paciente não tem nada?

Perguntado por: ailha5 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

5 em atestados médicos. O uso do CID Z76. 5 em atestados médicos deve ser feito quando o profissional de saúde constatar que o paciente está fingindo alguma doença para solicitar o documento, com o intuito de não comparecer a algum compromisso.

O CID Z 765, tem como descrição a pessoa está fingindo ser doente em uma simulação consciente, é chamado de atestado do fingimento ou da preguiça.

R11 - Náusea e vômitos.

CID F41: o que significa? O CID F41 – Outros transtornos ansiosos é caracterizado por crises de ansiedade que não são provocadas por uma situação específica, segundo definição do DATASUS.

F06 - Outros transtornos mentais devidos a lesão e disfunção cerebral e a doença física.

O CID 10 Z. 76.5, possui a seguinte redação: PESSOA FINGINDO SER DOENTE (SIMULAÇÃO CONSCIENTE).

Z01 - Outros exames e investigações especiais de pessoas sem queixa ou diagnóstico relatado.

CID R51 é o código para Cefaleia, segundo prevê a Classificação Internacional de Doenças.

Risco de Justa causa
O CID Z76. 5 – “Pessoa fingindo ser doente” [simulação consciente] é usado por profissionais de saúde em atestados médicos para caracterizar uma situação em que uma pessoa finge estar doente com motivação óbvia. Portanto, não se trata de código de uma patologia a ser investigada.

CID R53 – Mal-estar, fadiga e cansaço. CID R53 é o código para mal-estar, fadiga, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

No Brasil, desde 1999, o burnout integra a lista de doenças relacionadas ao trabalho do Ministério da Saúde, aí constando como transtorno mental, sob o código CID-10 Z73.

Z34 - Supervisão de gravidez normal.

Diarréia e gastroenterite de origem infecciosa presumível (A09)

Z02 - Exame médico e consulta com finalidades administrativas.

Transtorno de personalidade, depressão e ansiedade (CID F32. 2 e CID F41.

Segundo o Código Internacional de Doenças (CID), o transtorno de adaptação está catalogado com F43. 2. Dessa maneira, o transtorno de ajustamento está inserido no grupo CID F43 que se referente às “Reações ao “stress” grave e transtornos de adaptação e também inclui (além do CID F43.

CID F90 – Transtornos hipercinéticos – Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) CID F90 é o código para transtornos hipercinéticos segundo a Classificação Internacional de Doenças.

CID F20 é o código para Esquizofrenia, conforme a Classificação Internacional de Doenças.
...
Diagnóstico

  • Delírios de eco, inserção, roubo ou irradiação de pensamento.
  • Delírios de controle, influência ou passividade.
  • Vozes alucinatórias.
  • Delírios sobre situações impossíveis ou inapropriadas culturalmente.

O CID mais grave para depressão é o CID 10 – F33. 3 que se refere a um transtorno depressivo recorrente, isto é, em que já ocorreu pelo menos 3 episódios depressivos e o atual cenário é de um episódio grave com sintomas psicóticos (delírios e/ou alucinações).

Isto significa em termos práticos que os atestados CID J00 até J11, e apenas estes, poderão ser aceitos após 7 a 10 dias do início da infecção viral.

Laudo médico com CID
CID é a sigla utilizada para Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, se esta sigla aparecer no laudo médico acompanhada de um número, refere-se a classificação da doença ou problema diagnosticado.