Qual o Cid pra unha encravada?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

CID 10

L60Afecções das unhas
L60.0Unha encravada
L60.1Onicólise
L60.2Onicogrifose
L60.3Distrofia ungueal

O termo “onicocriptose”, nome científico da unha encravada, tem origem grega e significa unha escondida. A unha encrava quando uma das suas bordas, ao crescer, penetra na pele em volta dela. Ocorre comumente no primeiro dedo do pé, conhecido como dedão. O problema acontece pelo aumento na pressão sobre a unha.

L60 - Afecções das unhas - Conclínica.

A infecção pode acometer a articulação entre os ossos do dedo, ou o próprio osso, provocando problemas de difícil controle e tratamento. Em pacientes com problemas de circulação ou diabéticos, isso pode provocar complicações graves, que podem culminar na necessidade de amputações no seguimento afetado.

Você sabia que uma unha encravada não tratada pode te levar ao hospital? Os prontos-socorros de hospitais estão cheios de pessoas com problemas que poderiam ter sido evitados, e a unha encravada infeccionada é um deles.

As complicações de uma unha encravada não tratada a tempo acarretam em consequências para a saúde e o bem-estar dos seus pé como infecções. Unha com pus, unha com carne esponjosa, unha com vermelhidão e unha doendo são os principais sintomas de uma unha encravada com infecção.

De maneira geral, os procedimentos cirúrgicos para unhas encravadas são realizados sob anestesia local. O bloqueio digital, costuma ser o mais utilizado, através da infiltração de lidocaína ou bupivacaína em torno do dedo afetado.

Probenxil gel é um medicamento anti-inflamatório tópico que age sobre a região inflamada aliviando o inchaço e a dor.

Os antibióticos mais usados são a cefalexina, amoxicilina + clavulanato ou clindamicina.

Esse tipo de problema deve ser tratado pelo dermatologista no consultório, com aplicações de ácidos fortes na lesão ou crioterapia, e antibioticoterapia tópica domiciliar.

X50 - Excesso de exercícios e movimentos vigorosos ou repetitivos.

E05 - Tireotoxicose [hipertireoidismo]

Neoplasia benigna da mama (D24)

CID L02 – Abscesso cutâneo, furúnculo e antraz (infecção estafilocócica) CID L02 é o código para Abscesso cutâneo, furúnculo e antraz, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

CID 10 - L40 - Psoríase - iClinic.

Retirada do agente causador da infecção: normalmente é um pedaço de unha (espícula); Aplicação de produto com óleo de jambu, que promove um leve adormecimento nos pés (para diminuição da dor);