Qual o CID para doença degenerativa?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

A categoria G319 refere-se a doença degenerativa do sistema nervoso, não especificada e faz parte do grupo entre G30 e G32 e do Capítulo VI do livro CID 10.

O CID M19 indica o reumatismo conhecido como artrose, osteoartrose, osteoartrite e doença articular degenerativa. A condição é caracterizada pelo desgaste da cartilagem articular e alterações ósseas, que podem aparecer em diversas partes do corpo.

Os sintomas doenças degenerativas têm uma piora progressiva que limita diversas funções básicas do corpo humano. Entre as funções do corpo que são afetadas estão o movimento, o raciocínio e a respiração. Em alguns casos, o progresso dessas doenças pode levar à morte.

CID G40 – Epilepsia é uma doença caracterizada por uma “predisposição permanente do cérebro em originar crises epilépticas e pelas consequências neurobiológicas, cognitivas, psicológicas e sociais destas crises”. É dessa forma que define o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde.

CID 10: G83 CID
O código é G83, a descrição é outras síndromes paralíticas, classificado como não tem dupla classificação, a restrição para o sexo pode ser utilizada em qualquer situação, causador de óbito não há restrição, com referência não há e os códigos que agora são G83 não há nenhum.

CID F79 é o código para Retardo mental não especificado, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

CID G80: o que significa? O CID G80 indica que o paciente sofreu um transtorno neurológico de desenvolvimento. A paralisia cerebral é a deficiência mais comum na infância, segundo o Ministério da Saúde. A condição é caracterizada por mudanças neurológicas permanentes que prejudicam o desenvolvimento motor e cognitivo.

CID 10 - Q87 - Outras síndromes com malformações congênitas que acometem múltiplos sistemas - iClinic.

O CID-F06 dá direito à aposentadoria, desde que os sintomas dos transtornos associados impactem na impossibilidade permanente ou temporária de livre exercício do trabalho.

Aposentadoria por artrite ou artrose é possível? Assim como outras doenças incapacitantes, é possível sim conseguir o benefício e se aposentar por artrite ou artrose. Mas, antes de tudo, é preciso entender que são necessários alguns requisitos e perícias temporárias para determinar se o segurado realmente tem direito.

Breves conclusões. Repassando tudo o que foi trazido hoje, o segurado com doença degenerativa precisa ser submetido à perícia médica federal para concluir pela incapacidade para o trabalho.

Algumas doenças que, em razão dos seus sintomas e gravidade, com maior frequência, geram aposentadoria por invalidez, são elas:

  • Hérnia de disco;
  • Osteofitose;
  • Protusão discal;
  • Discopatia degenerativa;
  • Cervicalgia;
  • Espondiloartrose anquilosante;
  • Escoliose.

A tomografia computadorizada pode ser usada para avaliar a maior parte das doenças desse tipo, excluindo hematomas e tumores. A ressonância magnética também traz bons resultados para a maioria dos casos.

Sintomas

  • Fraqueza progressiva;
  • Atrofia muscular;
  • Perda de equilíbrio;
  • Cãibras musculares;
  • Perda de peso;
  • Gagueira e alterações na voz;
  • Contrações involuntárias dos músculos.

CID F70 é o código para Retardo Mental Leve, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

F72 - Retardo mental grave.

O CID I49 indica que o paciente apresenta arritmia cardíaca com características distintas a transtornos semelhantes listados em outros códigos. Este código exclui: Bradicardia sem outra especificação (R00.

CID E11: o que significa? A CID E11 – Diabetes Mellitus Não-insulino-dependente também é chamada Diabetes tipo II. Nela, a resistência à insulina eleva a glicemia.

O CID N18 – Insuficiência renal crônica representa a perda lenta e progressiva da capacidade dos rins de realizar suas funções básicas. Este código inclui: Glomerulonefrite difusa esclerosante. Uremia crônica.

Essa CID tem sete subcategorias: M17. 0: Gonartrose primária bilateral. M17.