Qual o Cid monoparesia?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

A impetrante concorreu ao concurso público do TJAM para o cargo de assistente judiciário para as vagas reservadas às pessoas com deficiência física, uma vez que é portadora de monoparesia do membro superior direito (CID10:G83. 2).

d) monoparesia: perda parcial das funções motoras de um só membro (podendo ser membro superior ou inferior);

CID-10 PARA DEFICIÊNCIAS
2º, “Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.

A monoplegia costuma acontecer em decorrência de lesões do sistema nervoso, como encefalite, esclerose múltipla, traumatismo craniano e AVC (acidente vascular cerebral). Também pode ser decorrente de má formação congênita — nesses casos, podem ser feitas cirurgias locais para diminuir as dores e melhorar a mobilidade.

O CID Z76.3 indica situação em que uma pessoa saudável precisa acompanhar um paciente doente em uma instituição de saúde. Portanto, o código não indica uma condição médica, mas uma situação. Este CID é usado em atestados médicos.

3: Outro transtorno desintegrativo da infância. F84. 4: Transtorno com hipercinesia associada a retardo mental e a movimentos estereotipados.

Para solicitar o grau de deficiência, a pessoa deve agendar uma avaliação médica com um perito do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Durante a avaliação, o médico vai avaliar a deficiência da pessoa em relação às atividades da vida diária e dar um laudo que indica o grau de deficiência.

Hemiparesia ou hemiplegia é a fraqueza ou a paralisia de um lado do corpo; Paraparesia ou paraplegia é a fraqueza ou a paralisia de ambas as pernas; Quadriparesia ou quadriplegia é a fraqueza ou a paralisia das quatro extremidades; Diplegia é a paralisia de partes semelhantes nos dois lados do corpo.

O que deve constar no laudo médico para PcD?

  • Dados pessoais, como seu nome, RG e CPF;
  • Detalhes sobre a deficiência;
  • Código da Classificação Internacional de Doenças (CID);
  • Detalhes sobre as limitações causadas por sua condição;
  • Autorização para tornar a condição pública;
  • Data.

O que é um laudo de PcD? Laudo médico PcD é um documento que comprova formalmente a deficiência de uma pessoa. Ele pode ser utilizado para obter acesso aos direitos reservados a pessoas com deficiência.

Além do atendimento, o médico deve explicar sobre a lei de cotas e outras informações que serão essenciais para o momento do emprego. Portanto, o ideal é ir ao SUS e marcar uma consulta com médico do trabalho. Dessa forma, ele fará o laudo correto e bem específico.

As deficiências são divididas em deficiência física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e a deficiência múltipla, conceituada como a associação de duas ou mais deficiências.

Os tipos de deficiência física são : paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação,paralisia cerebral e ostomia.

Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Vários tipos de Paraparesia Espástica Familiar são classificados de acordo com: O modo de herança (dominante, recessiva, ligada ao cromossomo X); O gene no qual a mutação ocorre; A síndrome clínica (padrão de sintomas e achados neurológicos).