Qual o CID M54 9?

Perguntado por: emata . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

CID M54.9: Dorsalgia não especificada.

5 – Dor lombar baixa (lombalgia) CID M54. 5 é o código para Dor lombar baixa, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

De acordo com a startup, é a sexta vez consecutiva que a dor nas costas lidera as causas de afastamentos. Uma mudança, porém, é no tempo de afastamento: cresceu três vezes e atingiu, em média, entre 10 e 11 dias de licença.

O portador da CID 10 M54 pode ter direito a auxilio doença ou aposentadoria por invalidez, desde que a enfermidade esteja atestada em laudo médico e seja confirmada na perícia formulada pelo INSS ou pela Justiça Federal. É normal que algumas pessoas falem que o INSS nega vários benefícios para quem possui a Dorsalgia.

Não são todas as pessoas com dor nas costas que podem receber algum benefício. Para o INSS, não basta estar doente. É preciso que se comprove que a sua dorsalgia é grave ao ponto de te incapacitar para seu trabalho.

Como funciona a aposentadoria por CID I25? A aposentadoria por invalidez é um benefício que também é concedido pelo INSS a trabalhadores que estão incapacitados de forma permanente para o trabalho devido a uma doença ou acidente.

CID H54 é o código para Cegueira e visão subnormal, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

F54 - Fatores psicológicos ou comportamentais associados a doença ou a transtornos classificados em outra parte.

5 doenças na coluna que geram afastamento pelo INSS

  • Hérnia de disco. Popularmente conhecida como “bico de papagaio”, a hérnia de disco ocasiona desde sintomas leves até situações graves, que podem exigir cirurgia. ...
  • Lombalgia. ...
  • Artrose na coluna. ...
  • Osteoporose. ...
  • Escoliose.

A aposentadoria por Incapacidade é concedida para a Dorsalgias (dores nas costas) e as Doenças da Coluna tais como lombalgia (dor na altura da lombar) ou cervicalgia (dor na altura da cervical, que são considerados os quadros mais dolorosos que acomete a coluna vertebral.

Segundo levantamento feito pela uma empresa de soluções em saúde corporativa, a dor lombar foi, em 2015, o fator que mais afastou os trabalhadores de suas atividades profissionais. É o terceiro ano consecutivo que o problema aparece nessa posição.

CID M51.1 é o código para Transtornos de discos lombares e de outros discos intervertebrais com radiculopatia, conforme a Classificação Internacional de Doenças. Ao longo deste conteúdo, abordo o significado e a conduta médica para casos que recebem esse código.

Pode levar de 30 a 90 dias, depende do tipo de trabalho também.

Discopatia é a maior causa de dor na coluna
A doença do disco (discopatia) e suas consequências são a maior causa de dor na coluna. A lombalgia e a dor/ tensão no pescoço são muito comuns na população contemporânea e cerca de 80% da população vai ter dor na coluna lombar ao menos uma vez durante sua vida.

Milhares de pessoas são afastadas devido a doenças relacionadas ao trabalho. Dor nas costas é a doença que mais afasta trabalhadores no Brasil.

Lombalgia. A coluna é fortemente prejudicada em pessoas que precisam trabalhar em pé por várias horas. Isso acontece porque ela possibilita mantermos o tronco ereto e também absorve os impactos, juntamente aos membros inferiores.

Sim. Uma pessoa com hérnia de disco pode ser aposentada por causa desse problema.

CID F32.2 é o código para Episódio depressivo grave sem sintomas psicóticos, conforme a Classificação Internacional de Doenças.