Qual o CID do parto normal?

Perguntado por: mferreiras . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

O80 - Parto único espontâneo.

CID 10: Z340 CID
A categoria Z340 refere-se a supervisão de primeira gravidez normal e faz parte do grupo entre Z30 e Z39 e do Capítulo XXI do livro CID 10.

CID 10: O82 CID
A categoria O82 refere-se a parto único por cesariana e faz parte do grupo entre O80 e O84 e do Capítulo XV do livro CID 10.

Tem que aceitar sim, verifique se o atestado tem CID. A empresa é responsável pelos 15 primeiros dias de afastamento, não tem o que fazer. Por outro lado, o médico poderia dar já o atestado da licença, duas semanas antes em casos em que a gestante corre risco.

Neoplasia benigna da mama (D24)

M300 - Poliarterite nodosa - HiDoctor CID-10. Definição: Forma de inflamação necrosante não granulomatosa que ocorre principalmente em ARTÉRIAS de médio calibre, frequentemente com microaneurismas. Caracteriza-se por dor muscular, articular e abdominal resultante de infarto arterial e cicatrizes nos órgãos afetados.

Informações sobre o CID S821
A categoria S821 refere-se a fratura da extremidade proximal da tíbia e faz parte do grupo entre S80 e S89 e do Capítulo XIX do livro CID 10.

O parto normal é a via de nascimento dos bebês que se dá de forma natural, através da vagina da mãe. Em outras palavras, é o desfecho de uma gravidez, quando o feto sai do útero materno sem a necessidade de procedimento cirúrgico, como acontece na cesariana.

A gestante deverá apresentar atestado médico à empresa e, após os 15 primeiros dias de afastamento, deve dar entrada no pedido de benefício junto ao INSS. Esse período de afastamento por auxílio-doença não entra na conta da licença-maternidade.

A licença-maternidade poderá ocorrer a partir do 8º mês da gestação, entre o 28º dia antes da data provável do parto e o dia da ocorrência deste, com duração de 120 dias, sem prejuízo do emprego, dos salários e dos demais benefícios.

Gestantes deverão ter em mente o seguinte:
Transportar regularmente cargas de cinco quilos ou, ocasionalmente, de dez quilos, também deve ser evitado. Além disso, trabalhar 8,5 horas por dia ou 90 horas em duas semanas não deve ser excedido.

K319 - Doenças do estômago e do duodeno, sem outra especificação.

Outros transtornos do nariz e dos seios paranasais (J34)

A categoria K800 refere-se a calculose da vesícula biliar com colicistite aguda e faz parte do grupo entre K80 e K87 e do Capítulo XI do livro CID 10.

F23 Transtornos psicóticos agudos e transitórios
Grupo heterogêneo de transtornos caracterizados pela ocorrência aguda de sintomas psicóticos tais como ideias delirantes, alucinações, perturbações das percepções e por uma desorganização maciça do comportamento normal.

CID 10: Z765 CID.

1: Luxação do joelho. S83. 2: Ruptura do menisco, atual.

Saiba se a gestante pode escolher o parto
Como mencionamos, a vontade da gestante deve ouvida pelo médico. De acordo com a resolução Nº 2.144/2016 do Conselho Federal de Medicina (CFM), a mãe pode escolher o tipo de parto, durante as consultas pré-natal.

4 – Parto normal/natural dói mais do que cesárea? MA – A dor do parto normal/natural é crescente e ocorre durante todo o trabalho de parto, principalmente na saída do bebê. Já a dor da cesárea tem início quando a analgesia passa, embora seja usada muita medicação para amenizar essa dor.

A data provável do parto é aquela em que a maioria dos bebês nasce: 40 semanas. Mas está tudo bem nascer um pouco antes ou um pouco depois, pois o bebê ainda estará com 9 meses. Depois de 40 semanas, chamamos de “pós datismo”. A literatura mostra que alguns bebês podem chegar até no máximo 42 semanas.

Segundo o Artigo 392 da CLT, é garantida à empregada durante a gravidez, sem prejuízo do salário e demais direitos, a “dispensa do horário de trabalho pelo tempo necessário para a realização de, no mínimo, seis consultas médicas e demais exames complementares.” Para ter sua falta ao trabalho abonada, basta apresentar o ...