Qual o CID de stress?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

0 é o código para Reação aguda ao “stress”, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

Definição: Reação de estresse excessivo ao próprio ambiente profissional ou ocupacional.

Um transtorno transitório de gravidade significativa se desenvolve num individuo sem qualquer outro transtorno mental em resposta a um estresse físico e/ou mental, diminuindo usualmente dentro de horas ou dias.

F41.2 Transtorno misto de ansiedade e depressão
Quando os sintomas ansiosos e depressivos estão presentes simultaneamente com uma intensidade suficiente para justificar diagnósticos isolados, os dois diagnósticos devem ser anotados e não se faz um diagnóstico de transtorno misto ansioso e depressivo.

CID F41: o que significa? O CID F41 – Outros transtornos ansiosos é caracterizado por crises de ansiedade que não são provocadas por uma situação específica, segundo definição do DATASUS.

1 é o código para Ansiedade generalizada, conforme a Classificação Internacional de Doenças. Abordo a partir de agora o significado deste código CID, além de procedimentos para diagnóstico e tratamento. Leia até o final e confira também soluções para qualificar a assistência médica em casos como esses.

F44 - Transtornos dissociativos [de conversão]

F32.3 Episódio depressivo grave com sintomas psicóticos
2) mas acompanhado de alucinações, idéias delirantes, de uma lentidão psicomotora ou de estupor de uma gravidade tal que todas as atividades sociais normais tornam-se impossíveis; pode existir o risco de morrer por suicídio, de desidratação ou de desnutrição.

O CID F60. 3 indica um transtorno de personalidade caracterizado pela tendência a agir de modo imprevisível. Nele, o paciente apresenta mudanças repentinas no humor, comportamento impulsivo e tendência a acessos de raiva, principalmente se for contrariado ou censurado.

CID 10 - F32 - Episódios depressivos - iClinic.

F41.9 Transtorno ansioso não especificado
Transtorno caracterizado essencialmente por idéias obsessivas ou por comportamentos compulsivos recorrentes.

O CID mais grave para depressão é o CID 10 – F33. 3 que se refere a um transtorno depressivo recorrente, isto é, em que já ocorreu pelo menos 3 episódios depressivos e o atual cenário é de um episódio grave com sintomas psicóticos (delírios e/ou alucinações).

Você pode pensar no estresse simplesmente como uma sensação de estar sobrecarregado. Mas existem diferentes tipos de estresse, cada um com suas próprias consequências físicas e mentais.
...
Os 3 tipos de estresse são:

  • Estresse agudo.
  • Estresse agudo episódico.
  • Estresse crônico.

O estresse pode fazer com que as artérias e as veias se comprimam, resultando em uma diminuição do fluxo de sangue, batimentos cardíacos irregulares e até endurecimento das artérias. Isto aumenta o risco de formação de coágulos, má circulação, AVC, aumento da pressão arterial e até infarto.

A evolução do estresse se dá em três fases: alerta, resistência e exaustão.

Transtorno de personalidade, depressão e ansiedade (CID F32. 2 e CID F41.

Requisitos para receber auxílio-doença com ansiedade
Estar afastado das atividades por mais de 15 dias, devido à mesma doença; ou. Estar afastado do trabalho por mais de 15 dias, intercalados em um prazo de 60 dias; Possuir 12 contribuições mensais à Previdência Social (algumas doenças são isentas desta obrigação);