Qual o Cid de Pericoronarite?

Perguntado por: lmeireles . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos
EXAME CLÍNICO ( EXAME DENTÁRIO )Z01.2
PERICORONARITE AGUDAK05.22
DOR DE DENTE ( ODONTALGIA )K08.80
ALVEOLITEK10.3
DOR POR DISFUNÇÃO DA ATM ( SÍNDROME DE COSTEN )K07.60

K04 - Doenças da polpa e dos tecidos periapicais.

K 05.21 - Abscesso periodontal com fístula;K05. 22 - Pericoronite aguda; K06. 0- Retração gengival; K06.

A pericoronarite é uma infecção do capuz pericoronal, que pode ocorrer em qualquer idade e em qualquer elemento dental, já que está relacionada com a erupção de dentes decíduos ou permanentes. Porém, este tipo de lesão aguda do periodonto é mais comumente associada à erupção de terceiros molares mandibulares.

Risco de Justa causa
O CID Z76. 5 – “Pessoa fingindo ser doente” [simulação consciente] é usado por profissionais de saúde em atestados médicos para caracterizar uma situação em que uma pessoa finge estar doente com motivação óbvia. Portanto, não se trata de código de uma patologia a ser investigada.

E, em relação ao repouso, a lei não estipula a quantidade de dias de afastamento que pode ser concedidos ao paciente e, sendo o cirurgião-dentista um profissional liberal, que possui autonomia em seus atos, ele está apto a avaliar as condições clínicas do paciente e assim determinar o tempo necessário de repouso.

CID: incluir ou não no atestado
O CID pode ser inserido no atestado odontológico, mas, caso esse não seja o desejo do paciente, o cirurgião-dentista deve respeitar a vontade do indivíduo. O motivo é resguardar o sigilo profissional e a própria vontade do paciente atendido.

Confira, a seguir, os principais códigos padronizados pela CID-10: I – Algumas doenças infecciosas e parasitárias (A00 a B99); II – Neoplasias [tumores] (C00 a D48); III – Doenças do sangue e dos órgãos hematopoéticos e alguns transtornos imunitários (D50 a D89);

CID 10: K08 CID
A categoria K08 refere-se a outros transtornos dos dentes e de suas estruturas de sustentação e faz parte do grupo entre K00 e K14 e do Capítulo XI do livro CID 10.

CATEGORIA: G72 - Outras miopatias
Definição: Transtornos adquiridos, familiares e congênitos de MÚSCULO ESQUELÉTICO e MÚSCULO LISO.

Com o aumento da inflamação, a pericoronarite pode se tornar mais grave, podendo levar ao desenvolvimento de otalgias (dor de ouvido), disfagia (dificuldade de engolir), halitose, linfadenopatia cervical e trismo (que é uma contração involuntária dos músculos da face, dificultando a abertura da boca)2,4.

Analgésicos como ibuprofeno ou acetaminofeno, podem ajudar a aliviar a dor. Antibióticos: Se houver infecção, o médico pode prescrever antibióticos para combater as bactérias responsáveis. Cirurgia: Em casos graves, pode ser necessário remover cirurgicamente o tecido inflamado ou o dente do juízo.

Como a pericoronarite é tratada?

  1. Escove bem os dentes duas vezes ao dia.
  2. Use o fio dental ou uma escova interdental diariamente.
  3. Faça bochechos com um enxaguante bucal à base de clorexidina. Nesse caso a frequência e o tempo de uso devem ser indicados por um dentista.

O uso do CID Z76.5 em atestados médicos deve ser feito quando o profissional de saúde constatar que o paciente está fingindo alguma doença para solicitar o documento, com o intuito de não comparecer a algum compromisso.

CID Z76.3 no atestado médico
Cabe ressaltar, no entanto, que a lei trabalhista tem limitações para obrigar um empregador a aceitar um atestado com esta especificação.

Necessário destacar, também, que o mesmo se aplica aos atestados de "simulação consciente", cujo CID Z76. 5 (pessoa fingindo ser doente), e aos atestados com CID Z.

Então, caso precise remover algum dente, é possível que ele fique vários dias fora do trabalho com atestado. Se as funções do funcionário ausente forem decisivas para a continuação das tarefas de outros colaboradores, existe a possibilidade de os resultados de toda a empresa ficarem comprometidos.

A lei determina que o cirurgião dentista pode atestar enfermidades apenas no seu ramo de atividade profissional. Ou seja, ele pode emitir atestado apenas para questões relacionadas à odontologia. Por exemplo, se o trabalhador fraturou o tornozelo, ele deve apresentar o atestado do médico e não do dentista.

Uma das principais causas desse grupo de patologias é a cobrança e os altos níveis de estresse, assim como as condições físicas inadequadas de trabalho e a falta de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
...
Clique aqui.

  1. Depressão. ...
  2. Síndrome de Burnout. ...
  3. Dorsalgia. ...
  4. LER. ...
  5. Hérnia de disco. ...
  6. Varizes.

Atestado Médico x Exigência de CID
Portanto, a recusa de atestado médico, para fins de abono de falta, sob argumento de que ausente o CID que motivou a ausência do trabalhador, trata-se de exigência descabida, que viola a intimidade do trabalhador, até mesmo passível de reparação por danos morais.