Qual o Cid de miomatose uterina?

Perguntado por: rfarias7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

CID D25: o que significa? O CID D25 indica a presença de tumores benignos originados de células musculares lisas do miométrio, denominados leiomiomas, miomas ou fibromas uterinos.

CID 10: I250 CID
A categoria I250 refere-se a doença cardiovascular aterosclerótica, descrita desta maneira e faz parte do grupo entre I20 e I25 e do Capítulo IX do livro CID 10.

D259 - Leiomioma Do Útero, Não Especificado.

Os principais fatores ligados ao seu aparecimento e crescimento são predisposição genética e influência do hormônio estrogênio (1). A maioria das mulheres não sente qualquer incômodo, e muitas desconhecem que possuem miomas até passarem por exames de rotina ou engravidar (1,2,4).

Muitas mulheres se assustam quando recebem o diagnóstico de mioma no útero por acharem que se trata de um câncer. Mas não há razão para pânico: miomas não se transformam em tumores cancerígenos e não aumentam o risco de ter câncer de colo do útero, o que significa que não representam uma ameaça grave à saúde.

9: Endometriose não especificada.

A categoria N832 refere-se a outros cistos ovarianos e os não especificados e faz parte do grupo entre N80 e N98 e do Capítulo XIV do livro CID 10.

D27 - Neoplasia benigna do ovário.

Informações sobre o CID M300
O código é M300, a descrição é poliarterite nodosa, classificado como não tem dupla classificação, a restrição para o sexo pode ser utilizada em qualquer situação, causador de óbito não há restrição, com referência não há e os códigos que agora são M300 não há nenhum.

O CID F43 – Reações ao “stress” grave e transtornos de adaptação representa um dos seguintes fatores: Reação de stress aguda provocada por um acontecimento particularmente estressante. Transtorno de adaptação a uma alteração particularmente marcante na vida do paciente, que comporta consequências desagradáveis.

V11 - Ciclista traumatizado em colisão com outro veículo a pedal.

Bebidas açucaradas, doces em geral, pão branco e arroz branco são alimentos com altos índices glicêmicos e podem levar a picos de açúcar no sangue e níveis de insulina mais elevados, que estão relacionados a outros hormônios que estimulam o crescimento dos miomas uterinos.

Mioma submucoso: ele fica dentro do útero e é o mioma mais perigoso à fertilidade, pois pode ocupar a cavidade uterina, onde o embrião se fixa para dar início à gestação, e deformá-la.

Tratamento do mioma
No caso de infertilidade, apenas os miomas que se projetam para dentro da cavidade uterina (submucosos) ou os miomas maiores de 4-5 cm de diâmetro devem ser avaliados para uma cirurgia.

Os miomas uterinos também podem ser a causa de abortos e infertilidade. Eles podem distorcer o útero e prejudicar a implantação do embrião, dificultando a gravidez.

De maneira genérica, miomas a partir dos 4 cm podem ser considerados grandes.

Em geral, opera-se os casos que estão com muitos sintomas, como por exemplo, hemorragias mensais, que levam até a anemia, dores tipo cólicas, que não se controla com antiespasmódicos, ou aqueles úteros muito volumosos.

O CID R10 – dor abdominal e pélvica – engloba desconfortos de natureza multifatorial. Por isso, tem ampla diversidade nas condutas médicas. Dores abdominais podem indicar problemas em órgãos como: Estômago.

Informações sobre o CID N803
A categoria N803 refere-se a endometriose do peritônio pélvico e faz parte do grupo entre N80 e N98 e do Capítulo XIV do livro CID 10.

Uso do F80. 0. O CID-10 F80. 0 é utilizado para classificar o Transtorno Específico do Desenvolvimento da Fala e da Linguagem, que se manifesta como dificuldades persistentes na aquisição e uso da linguagem, além de problemas de comunicação e interação social.

R04 - Hemorragia das vias respiratórias.