Qual o CID de ideação suicida?

Perguntado por: upereira . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Na Classificação Internacional de Doenças (CID), a ideação suicida é classificada como um sintoma de transtornos mentais, incluindo depressão, transtornos de ansiedade e transtornos psicóticos. O CID-10 inclui o código Z91.

Doença Psiquiátrica CID F32. 2: episódio depressivo grave sem sintomas psicóticos Doença Psiquiátrica CID F41. 1: ansiedade generalizada.

O CID F43 – Reações ao “stress” grave e transtornos de adaptação representa um dos seguintes fatores: Reação de stress aguda provocada por um acontecimento particularmente estressante. Transtorno de adaptação a uma alteração particularmente marcante na vida do paciente, que comporta consequências desagradáveis.

O CID Z76. 5 – “Pessoa fingindo ser doente” [simulação consciente] é usado por profissionais de saúde em atestados médicos para caracterizar uma situação em que uma pessoa finge estar doente com motivação óbvia.

CID F41: o que significa? O CID F41 – Outros transtornos ansiosos é caracterizado por crises de ansiedade que não são provocadas por uma situação específica, segundo definição do DATASUS.

CID 10 - E21 - Hiperparatireoidismo e outros transtornos da glândula paratireóide - iClinic.

História familiar e genética: risco de suicídio aumenta entre aqueles com história familiar de suicídio ou de tentativa de suicídio; Componentes genéticos e ambientais envolvidos: risco de suicídio aumenta entre aqueles que foram casados com alguém que se suicidou.

A ideação suicida, também conhecida como pensamento suicida, consiste em pensar sobre suicídio. Na ideação suicida nem sempre há o desejo de morte, deseja-se a eliminação do sofrimento e não da vida em si.

Pensamentos suicidas ou ideação suicida referem-se a pensar ou planejar o suicídio. Os pensamentos podem variar desde a criação de um plano detalhado até uma consideração passageira. Não inclui o ato final de suicídio.

CID F41.1 é o código para Ansiedade generalizada, conforme a Classificação Internacional de Doenças. Abordo a partir de agora o significado deste código CID, além de procedimentos para diagnóstico e tratamento. Leia até o final e confira também soluções para qualificar a assistência médica em casos como esses.

CID F32 é o código para Episódios depressivos, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

F32.0 Episódio depressivo leve
O paciente usualmente sofre com a presença destes sintomas mas provavelmente será capaz de desempenhar a maior parte das atividades.

CID F32.2: o que significa? A CID F32.2 indica episódio único e sem sintomas psicóticos de depressão, que pode ser: Agitada: sensação de angústia e irritabilidade, com risco de suicídio. Maior: sentimentos de culpa e desânimo, afetando sono, libido e concentração.

O que muitos pacientes não sabem é que existe um CID, o Z76. 5, que informa que a pessoa está, de forma consciente, fingindo ser doente.

O CID Z 765, tem como descrição a pessoa está fingindo ser doente em uma simulação consciente, é chamado de atestado do fingimento ou da preguiça.

Não é de hoje que alguns empregados agem de má-fé, e possuem o intuito de obter atestado médico para faltar ao trabalho, mas tal situação pode gerar implicações ao trabalhador. O que muitos não sabem, é que diante desta situação o médico pode fornecer um atestado médico, e informar no documento o CID 10 Z76. 5.

O CID F33 indica transtorno depressivo recorrente. Segundo o DATASUS, o código é caracterizado pela “ocorrência repetida de episódios depressivos correspondentes à descrição de um episódio depressivo (F32) na ausência de todo antecedente de episódios independentes de exaltação de humor e de aumento de energia (mania)”.

Basta acessar o site ou aplicativo Meu INSS, agendar perícia médica inicial, inserir os documentos solicitados e aguardar resultado do benefício por incapacidade. A solicitação também pode ser feita através do telefone, na Central 135 do INSS.