Qual o Cid de fratura no pé?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

S92 - Fratura do pé (exceto do tornozelo)

A ortopedia e a traumatologia são as áreas médicas indicadas para o tratamento de CID S93.

Os metatarsos são um grupo de cinco ossos longos no meio do pé. Eles conectam a parte posterior do pé com os dedos. Uma fratura do metatarso é uma quebra de um desses ossos. Todos os ossos quebrados são considerados fraturas.

CID 10: N64 CID
A categoria N64 refere-se a outras doenças da mama e faz parte do grupo entre N60 e N64 e do Capítulo XIV do livro CID 10.

As fraturas da tíbia são lesões comuns de ossos longos, representando aproximadamente 2% de todas as fraturas em adultos. As fraturas expostas geralmente ocorrem por trauma de alta velocidade, como colisão automobilística, enquanto lesões fechadas podem ocorrer por quedas ou traumas relacionados ao esporte.

A categoria S910 refere-se a ferimento do tornozelo e faz parte do grupo entre S90 e S99 e do Capítulo XIX do livro CID 10.

Q66 - Deformidades congênitas do pé

CID S93. 4 – Entorse e distensão do tornozelo.

S925 - Fratura De Outro Artelho.

I – Algumas doenças infecciosas e parasitárias (A00 a B99); II – Neoplasias [tumores] (C00 a D48); III – Doenças do sangue e dos órgãos hematopoéticos e alguns transtornos imunitários (D50 a D89); IV – Doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas (E00 a E90);

São possíveis 3 formas de consultas à CID-10: em formato Help para Windows, em formato HTML (pelo navegador da Internet) e por um programa de pesquisa por termos – PESQCID.

Colocar a CID (Classificação Internacional de Doenças) no atestado médico é permitido em apenas três situações: Justa Causa, exercício de dever legal e solicitação do próprio paciente ou de seu representante legal, sob pena de quebra do sigilo médico.

Quanto tempo dura a recuperação de uma fratura do metatarso? A recuperação pós uma fratura do metatarso está diretamente relacionada ao tempo de consolidação óssea. Em média a consolidação ocorre em torno de 6 a 8 semanas, mas esse tempo pode ser maior a depender da gravidade da lesão e das comorbidades do indivíduo.

O tratamento conservador das fraturas dos metatarsos é realizado com imobilização (bota imobilizadora de cano curto ou sandália rígida) com carga conforme tolerado por um período médio de 6-8 semanas.

Nos casos onde a fratura ocorrer no colo ou cabeça do osso metatarso, o paciente pode apresentar uma calosidade na planta do pé, além de poder desenvolver a metatarsalgia. Esses sintomas são um grande indicativo de pé quebrado. O diagnóstico deve ser feito por um médico ortopedista.