Qual o Cid de dificuldade de aprendizagem?

Perguntado por: esubtil6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
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O CID F81 indica um transtorno que altera as modalidades habituais de aprendizado desde as primeiras etapas do desenvolvimento da criança.

atraso do desenvolvimento da fala, lentidão na aprendizagem, dificuldade de concentração, palavras são escritas de forma estranha, dificuldade de soletrar, erro de pronuncia, troca de letras por conta de sons ou grafias parecidas, dificuldade de ler em voz alta, a leitura oral é devagar e incorreta, vocabulário ...

Os transtornos de aprendizagem envolvem deficiências ou dificuldades na concentração, atenção, linguagem ou processamento visual de informações. O diagnóstico inclui avaliações médicas, psicológicas, intelectuais, educacionais, de fala e linguagem.

CID F84: o que significa? CID F84 – Transtornos globais do desenvolvimento engloba a condição oficialmente denominada Transtorno do Espectro Autista (TEA).

CID F80 – Transtornos específicos do desenvolvimento da fala e da linguagem. CID F80 é o código para Transtornos específicos do desenvolvimento da fala e da linguagem, segundo a Classificação Internacional de Doenças.

0: Retardo mental leve – menção de ausência de ou de comprometimento mínimo do comportamento. F70. 1: Retardo mental leve – comprometimento significativo do comportamento, requerendo vigilância ou tratamento.

0: Epilepsia e síndromes epilépticas idiopáticas definidas por sua localização (focal) (parcial) com crises de início focal.

F41.2 Transtorno misto de ansiedade e depressão
Quando os sintomas ansiosos e depressivos estão presentes simultaneamente com uma intensidade suficiente para justificar diagnósticos isolados, os dois diagnósticos devem ser anotados e não se faz um diagnóstico de transtorno misto ansioso e depressivo.

Quais são as características dos principais tipos de transtornos de aprendizagem?

  1. Disortografia e disgrafia. As dificuldades associadas à disortografia e disgrafia estão relacionadas à forma de comunicar-se pela escrita. ...
  2. Dislexia. A dislexia está associada às dificuldades de processamento de conteúdo escrito. ...
  3. Discalculia.

TDAH, foco e desatenção
O caso do TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) é outro pouco compreendido na vida adulta.

Dislexia. O mais conhecido entre os transtornos de aprendizagem é também um dos mais banalizados. O uso irônico e equivocado do termo “disléxico” causa certa confusão quanto ao real significado do diagnóstico.

psicopedagogo

O profissional psicopedagogo pode atuar tanto no ambiente escolar como em clínica. No ambiente escolar, o profissional trabalha em conjunto com o professor e auxiliar de sala, de modo a identificar dificuldades/problemas na aprendizagem.

Dificuldade: defasagens abrangentes referentes ao processo de aprendizagem; Transtorno: defasagens específicas e pontuais. Dificuldade: dificuldade em assimilar e acompanhar os conteúdos; Transtorno: disfunção neurológica de assimilação de conteúdos referentes a escrita, leitura e capacidades matemáticas.

De acordo com as subdivisões, o TEA (6A02), na CID 11, é classificado como: 6A02.0 – Transtorno do Espectro do Autismo sem Transtorno do Desenvolvimento Intelectual e com leve ou nenhum comprometimento da linguagem funcional.

Definição: Afecções caracterizadas por discrepância significativa entre nível intelectual percebido de um indivíduo e sua capacidade em adquirir novas habilidades de linguagem e outras cognitivas.

Trata-se de distúrbios graves da constituição caracterológica e das tendências comportamentais do indivíduo, não diretamente imputáveis a uma doença, lesão ou outra afecção cerebral ou a um outro transtorno psiquiátrico.

São transtornos nos quais os padrões normais de aquisição de habilidades são perturbados desde os estágios iniciais do desenvolvimento. Eles não são simplesmente uma consequência de uma falta de oportunidade de aprender nem são decorrentes de qualquer forma de traumatismo ou de doença cerebral adquirida.

Síndrome de Asperger (F84.
Transtorno de validade nosológica incerta, caracterizado por uma alteração qualitativa das interações sociais recíprocas, semelhante à observada no autismo, com um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo.

O Laudo de Avaliação do Transtorno do Espectro Autista se compõe de dois pareceres: um parecer médico (laudo) e um parecer pedagógico. O parecer médico ou laudo médico é o pronunciamento, por escrito, de uma avaliação técnica emitida por profissionais da saúde.

CID-11 TDAH (tradução não oficial)
6A05. Z Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, apresentação não especificada.