Qual o Cid de depressão que dá direito auxílio doença?

Perguntado por: bourique . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Depressão aposenta? (CID F. 32.3). Sim, Depressão pode dar direito ao auxílio doença ou aposentadoria por invalidez.

Tenho depressão, como saber se posso receber algum benefício do INSS?

  1. Ter uma carência mínima de 12 meses.
  2. Estar contribuindo para o INSS no momento em que a doença incapacita você.
  3. Estar temporariamente incapaz para trabalhar. A incapacidade deve ser devidamente comprovada através de um laudo médico pericial.

Depressão (CID 10 – F33) é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite.

Qual o CID mais grave de depressão? O CID mais grave para depressão é o CID 10 – F33. 3 que se refere a um transtorno depressivo recorrente, isto é, em que já ocorreu pelo menos 3 episódios depressivos e o atual cenário é de um episódio grave com sintomas psicóticos (delírios e/ou alucinações).

CID F32 é o código para Episódios depressivos, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

Para a depressão em específico é necessário: laudo do psiquiatra com o CID e período do afastamento. atestado do psicólogo (se estiver passado por um)

A comprovação é feita por meio de laudos e exames médicos que o segurado apresenta no dia da perícia.
...
Documentos específicos:

  1. laudo do psiquiatra com o CID e período do afastamento;
  2. atestado do psicólogo (se estiver passado por um);
  3. guias de todos os medicamentos que está tomando.

O que levar na perícia do auxílio por depressão?

  1. Laudos médicos atualizados que atestam a depressão e também que você está incapaz para o trabalho. Muito importante levar laudo recente;
  2. Atestados de afastamentos pela depressão;
  3. Guias e pedidos de medicamentos controlados;

É por isso que, embora o psiquiatra seja o profissional especializado em transtorno de saúde mental, conversar sobre seu estado de ânimo com um profissional de outra área pode também ser benéfico, já que ele ou ela poderá investigar os sintomas mais a fundo para entender sua causa.

2) F41 – Outros transtornos ansiosos; 3) F33 – Transtorno depressivo recorrente; 4) F31 – Transtorno afetivo bipolar; 5) F19 – Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de múltiplas drogas e ao uso de outras substâncias psicoativas.

Na verdade, não existe uma lista exata das doenças ou o CID que dá direito de receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS).

Diagnosticado com Depressão Grave F32. 2, Transtorno de Ansiedade Generalizada F41.

F41.2 Transtorno misto de ansiedade e depressão
Quando os sintomas ansiosos e depressivos estão presentes simultaneamente com uma intensidade suficiente para justificar diagnósticos isolados, os dois diagnósticos devem ser anotados e não se faz um diagnóstico de transtorno misto ansioso e depressivo.

CID F41: o que significa? O CID F41 – Outros transtornos ansiosos é caracterizado por crises de ansiedade que não são provocadas por uma situação específica, segundo definição do DATASUS.

8 doenças psiquiátricas que dão direito ao auxílio-doença
F41 – Outros transtornos ansiosos; F33 – Transtorno depressivo recorrente; F31 – Transtorno afetivo bipolar; F19 – Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de múltiplas drogas e ao uso de outras substâncias psicoativas.

A depressão e o transtorno psicológico podem deixar um trabalhador incapaz de exercer sua atividade laboral. Logo, a pessoa poderá ter direito a aposentadoria por invalidez. O INSS observa as causas da doença que impedem a pessoa de ter uma vida normal, incapacitando-a também para o trabalho.

9 – Não finja ou simule uma situação
Como resultado, isso pode inviabilizar o seu benefício. Portanto, sempre fale apenas a verdade ao perito e nunca exagere seus sintomas, pois o perito perceberá isso com facilidade.