Qual o Cid de cisto sebáceo?

Perguntado por: iveiga . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

CID 10 - L72 - Cistos foliculares da pele e do tecido subcutâneo - iClinic.

Cistos foliculares da pele e do tecido subcutâneo (L72)

O cisto sebáceo é um nódulo semelhante a um caroço que se forma sob a pele, geralmente com a mesma cor. Ele é composto de uma substância chamada *sebum*, tem formato arredondado, mede poucos centímetros e, é mais comum na face, pescoço e tronco, embora possam acometer qualquer região do corpo.

Não necessariamente, já que a maioria dos cistos ovarianos são benignos e os responsáveis por causar sintomas na mulher. Porém, quando o cisto é maligno, geralmente cresce silenciosamente, sem sintomas aparentes. Nesses casos, o cisto no ovário é perigoso, pois costuma ser descoberto apenas em estágios mais avançados.

D369 - Neoplasia benigna de localização não especificada.

CID 10 - L98 - Outras afecções da pele e do tecido subcutâneo não classificadas em outra parte - iClinic. Este é um serviço de utilidade pública apenas para conferencia, oferecido pelo iClinic.

CID 10: L989 CID
A categoria L989 refere-se a afecções da pele e do tecido subcutâneo, não especificados e faz parte do grupo entre L80 e L99 e do Capítulo XII do livro CID 10.

E05 - Tireotoxicose [hipertireoidismo]

9: Gastroenterite e colite não infecciosas, não especificadas.

CID Z76: o que significa? O CID Z76 indica que o paciente se encontra em uma unidade de atendimento com uma finalidade que não seja obter assistência médica. Portanto, não se trata de código de uma patologia a ser investigada.

Neoplasia benigna da mama (D24)

CID C44 é o código que define outras neoplasias malignas da pele. Essa classificação faz parte da seção Melanoma e outras(os) neoplasias [tumores] malignas(os) da pele (C43-C44), dentro do Capítulo II – Neoplasias [tumores] (C00-D48).

O cisto sebáceo tem cura e na maior parte dos casos não é grave, mas pode causar desconforto estético e é necessário um pequeno procedimento cirúrgico para retirá-lo e o uso de medicações após o tratamento.

O cisto sebáceo pode gerar complicações caso não seja diagnosticado com agilidade. Quando isso acontece, a região fica infeccionada e apresenta sintomas como tonalidade avermelhada, formação de abscesso (acúmulo de material purulento), aumento da temperatura no local lesionado e dor significativamente mais intensa.