Qual o Cid de bradicardia?

Perguntado por: ufogaca . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

A categoria R001 refere-se a bradicardia não especificada e faz parte do grupo entre R00 e R09 e do Capítulo XVIII do livro CID 10.

Quando o coração bate menos do que 50 vezes por minuto, a pessoa é diagnosticada com bradicardia.

R00 - Anormalidades do batimento cardíaco.

Caso a bradicardia ou taquicardia dure mais do que alguns segundos, também é preciso receber atendimento para evitar complicações. Emergências podem ser atendidas no pronto-socorro mais próximo, enquanto o acompanhamento será realizado por um cardiologista.

A bradicardia é um tipo de arritmia cardíaca, é caracterizada por ritmo cardíaco lento ou irregular, quando o coração bate menos de 60 vezes por minuto. Pode ser um problema grave, se o coração não bombear a quantidade suficiente de sangue rico em oxigênio para o corpo.

Não existem tratamentos farmacológicos para a bradicardia. O tratamento para a condição é um só: a instalação de um marca-passo para controle do ritmo cardíaco. Mas essa técnica é usada somente quando o indivíduo tem sintomas muito intensos.

“Abaixo desse valor, quando ocorrem batimentos cardíacos lentos ou a pessoa apresenta sintomas como tonturas, escurecimento visual, desmaios, sente-se cansada e frequentemente ofegante, ela deve procurar um cardiologista para definição do diagnóstico.

A bradicardia pode ser absoluta, definida como frequência cardíaca menor que 50 a 60 bpm, ou relativa, como uma frequência de 65 a 70 bpm em situações de maior demanda, como insuficiência cardíaca descompensada ou choque séptico.

A taquicardia ocorre quando o coração bate rápido demais, acima de 100 batimentos por minuto. A bradicardia, por sua vez, acontece quando as batidas são mais lentas, abaixo de 50 batimentos por minuto.

São arritmias que cursam com frequência cardíaca baixa (batimentos cardíacos lentos, abaixo de 50bpm), pausas prolongadas dos batimentos cardíacos ou não aceleração da frequência cardíaca esperada para o nível de esforço físico.

VERDADE! As arritmias cardíacas podem ser: taquicardia, quando o coração bate rápido demais; bradicardia, quando as batidas são muito lentas e em descompasso, com pulsação irregular, sendo sua pior consequência a morte súbita cardíaca (MSC).

Neoplasia benigna da mama (D24)

A categoria S724 refere-se a fratura da extremidade distal do fêmur e faz parte do grupo entre S70 e S79 e do Capítulo XIX do livro CID 10.

Vários medicamentos podem causar bradicardia. Os mais comuns são medicamentos cardiológicos como propranolol, atenolol, bisoprolol, metoprolol, sotalol, diltiazem, verapamil eamiodarona.