Qual o Cid de altas habilidades?

Perguntado por: asampaio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

CID F81 é o código para Transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

F813 - Transtorno Misto De Habilidades Escolares.

F83 - Transtornos específicos misto do desenvolvimento - Conclínica.

Capacidade de aprender acima da média para a idade, desenvoltura elevada em áreas do conhecimento humano; habilidade desenvolvida de análise e julgamento; demonstrações de precocidade e pensamento de modo autônomo. Características que podem indicar que uma pessoa é superdotada.

Qualquer pessoa pode ser submetida a uma avaliação de QI, basta passar por um neuropsicólogo ou psicólogo habilitado a fazê-la.

O CID F90. 0 indica que o paciente apresenta Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), condição também conhecida por: Síndrome de déficit da atenção com hiperatividade.

CID F84 – Transtornos globais do desenvolvimento engloba a condição oficialmente denominada Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O CID F90 – Transtornos hipercinéticos é amplamente conhecido como Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH).

A categoria S700 refere-se a contusão do quadril e faz parte do grupo entre S70 e S79 e do Capítulo XIX do livro CID 10.

A CID F32. 2 indica episódio único e sem sintomas psicóticos de depressão, que pode ser: Agitada: sensação de angústia e irritabilidade, com risco de suicídio. Maior: sentimentos de culpa e desânimo, afetando sono, libido e concentração.

Para se ter um diagnóstico preciso, é necessário a realização de Avaliação Psicológica de Altas Habilidades. Nesta avaliação é utilizado o Teste de Quociente de Inteligência (QI), ( este teste é restrito a psicólogos habilitados).

Especialistas alertam que é preciso diagnosticar os superdotados na primeira infância. A Associação Mensa Brasil, entidade que representa a Mensa Internacional, principal organização de alto QI do mundo, passou a receber diagnósticos de crianças com 2 anos e 6 meses a partir do mês de maio.

Preço: R$ 326,00.

A presença das altas habilidades ou superdotação na legislação brasileira é escassa e se restringe à garantia de atendimento educacional especializado, no âmbito do capítulo da educação especial da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Enquanto o termo “altas habilidades” enfatiza os aspectos que são moldados, modificados e enriquecidos pelo papel do ambiente (família, escola, cultura), o termo “superdotação” faz referência aos aspectos inatos e genéticos da inteligência e da personalidade.