Qual o CID-10 de tontura?

Perguntado por: ualves . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4 / 5 9 votos

R42 - Tontura e instabilidade.

CID 10: G432 CID
A categoria G432 refere-se a estado de mal enxaquecoso e faz parte do grupo entre G40 e G47 e do Capítulo VI do livro CID 10.

O código H83 possui seis subcategorias: H83. 0: Labirintite.

O médico otorrinolaringologista, que é quem estuda a Otoneurologia, é o especialista particularmente nas tonturas das doenças do labirinto.

O médico a ser procurado num primeiro momento é o clínico. Assim, ele avaliará o quadro geral e, caso seja necessário, poderá encaminhar o paciente para outros especialistas como otorrinolaringologista ou neurologista.

CID F41: o que significa? O CID F41 – Outros transtornos ansiosos é caracterizado por crises de ansiedade que não são provocadas por uma situação específica, segundo definição do DATASUS.

A CID R53 – Mal-estar, fadiga é caracterizada por: Astenia sem outra especificação (SOE) Cansaço. Debilidade (SOE, crônica e nervosa)

CID M54: o que significa? CID M54 – Dorsalgia é caracterizada por dor na coluna torácica. Pode ser causada por desgaste físico ou ser sintoma de inúmeras doenças, de acordo com o Manual de Procedimentos para Doenças Relacionadas ao Trabalho, do Ministério da Saúde.

G25 - Outras doenças extrapiramidais e transtornos dos movimentos.

CID G47: o que significa? CID G47 é o código que se refere a distúrbios do sono. Essas doenças podem provocar alterações significativas do funcionamento do ciclo sono-vigília que prejudicam as atividades diárias e o bem-estar do paciente.

Informações sobre o CID Z736
A categoria Z736 refere-se a limites impostos às atividades por invalidez e faz parte do grupo entre Z70 e Z76 e do Capítulo XXI do livro CID 10.

CID Z76.3 no atestado médico
Cabe ressaltar, no entanto, que a lei trabalhista tem limitações para obrigar um empregador a aceitar um atestado com esta especificação.

Exame que avalia minuciosamente queixas relacionadas ao sistema vestibular (equilíbrio), incluindo as famosas crises de labirintites. Visa identificar se o problema é de origem periférica ou central, analisando os sistemas relacionados ao equilíbrio corporal.

Quais são os sintomas da labirintite?

  • tontura e vertigem;
  • náusea;
  • perda de audição;
  • zumbido no ouvido;
  • desequilíbrio;
  • sensação de estar caindo;
  • vômito;
  • transpiração excessiva.

São elas: tontura do aparelho labiríntico; tontura hemodinâmica; tontura de estruturas neurológicas; e tontura emocional. Abaixo, comento sobre as condições mais comuns que se encaixam em cada uma dessas categorias.

De acordo com Fausto Nakandakari, otorrinolaringologista do Hospital Sírio-Libanês, várias doenças podem causar tonturas, entre elas as labirintites, doenças de causas cerebrais, metabólicas (como o diabetes), doenças tireoidianas, colesterol alto, problemas na coluna cervical, pressão alta e dieta desregrada.

Muita gente quando sente tontura logo relaciona o problema com labirintite. Em pronto-socorros e até consultórios médicos, acaba-se confirmando (erroneamente) esse diagnóstico. Mas, na maioria dos casos, o nome é outro: vertigem posicional paroxística benigna.

Além da Vectoeletronistagmografia, existem outros exames complementares realizados no Otocentro que ajudam no diagnóstico como a Audiometria, Imitanciometria, Eletrococleografia (ECoG), Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) e Potencial Evocado Miogênico Vestibular (Vemp) Ocular e Cervical.

Mas afinal, qual a diferença entre tonturas e vertigens? Tontura é uma sensação de desequilíbrio corporal, uma instabilidade que pode ser do tipo rotatória ou não. As vertigens são as tonturas do tipo rotatório caracterizadas pela ilusão de que o ambiente está se movendo ao seu redor.

Doença Psiquiátrica CID F32. 2: episódio depressivo grave sem sintomas psicóticos Doença Psiquiátrica CID F41. 1: ansiedade generalizada.

CID F43 é o código para Reações ao “stress” grave e transtornos de adaptação na Classificação Internacional de Doenças.