Qual o ciclo do capim Marandú?

Perguntado por: agalvao2 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

É uma cultivar originária da África, de uma região onde os solos apresentam boa fertilidade e volume anual de chuvas da ordem de 700 mm e cerca de 8 meses de seca no ano. Assim, apresenta boa tolerância a períodos de estiagem.

Germinação de 7 a 21 dias, dependendo das condições climáticas. Tempo necessário para o uso, de 90 a 120 dias após, a emergência.

Exige solos bem drenados, de média a alta fertilidade onde produz de 8 a 20 toneledas de matéria seca por hectare, por ano.

capim-marandu

A mais utilizada é o capim-marandu, também conhecida como braquiarão ou brizantão, mas o capim-piatã, por apresentar um valor nutritivo mais alto e proporcionar maiores ganhos de peso aos novilhos, é a que reúne melhores condições para a fase de acabamento.

Os melhores tipos de capim para gado

  • Brachiaria Brizantha. Também conhecida como Braquiarão, é uma forrageira de fácil manejo e alto índice nutricional, o que garante maior capacidade de produção. ...
  • Brachiaria Decumbens. ...
  • Brachiaria Humidicola. ...
  • Brachiaria Ruziziensis. ...
  • Panicum Maximum.

Entre as principais cultivares de capim-elefante, a BRS Capiaçu é também a que apresenta o maior teor de proteína (ver tabela 1).

brachiaria brizantha

Segundo o engenheiro agrônomo, a brachiaria brizantha é a mais recomendada visto que tem alta tolerância ao frio e às secas e é bem resistente às cigarrinhas-das-pastagens.

O capim Marandú é uma Brachiaria brizantha lançada pela Embrapa – Gado de Corte. É originária da África e o nome Marandú, dado à cultivar, significa “novidade” no idioma guarani, e foi aquele que melhor traduzia o destaque dado a esta nova alternativa de forragem para o cerrado.

30 anos

Manejo correto da pastagem pode prolongar vida útil por mais de 30 anos.

7 a 21 dias

Germinação: 7 a 21 dias, (conforme o clima). Tempo necessário para uso: 90 a 120 dias.

1,5 m

O capim-marandu (Brachiaria brizantha cv. Marandu) é uma gramínea forrageira perene de hábito de crescimento cespitoso, formando touceiras de até 1,0 m de diâmetro e afilhos com altura de até 1,5 m.

5 a 5,0 kg/ha

A recomendação de taxa de semeadura é de 3,5 a 5,0 kg/ha de sementes puras e viáveis, dependendo das condições de plantio.

A Brachiaria decumbens apresenta hábito de crescimento prostrado, com altura média de 50 cm a 100 cm.

A cultivar BRS Capiaçu apresenta produção média de 100 t/ha/corte de massa verde, ou seja, 300 t/ha/ano em três corte anuais. Este potencial de produção representa cerca de três vezes a produção de biomassa obtida com as culturas do milho e do sorgo.

capim Miyagi

Conheça o capim Miyagi, a pastagem que cresce em poucos dias.