Qual o chuveiro mais econômico de energia?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Chuveiro econômico: 15 modelos que gastam pouca energia

  • Chuveiro Docol Tradicional Chrome. ...
  • Chuveiro Docol Heaven de Parede com Desviador Cromado. ...
  • Chuveiro Elétrico Bella Ducha 5500W 127V. ...
  • Chuveiro Eletrônico 220V 7800W Branco Acqua Duo. ...
  • Chuveiro Eletrônico Twist Branco 6800W 220V.

Chuveiro econômico: Atender as suas necessidades
Lembre-se, quanto maior a potência do chuveiro, mais energia elétrica ele vai consumir. Quanto maior for o volume de água deste chuveiro, maior será o gasto de água para o banho. Todas essas informações devem ser avaliadas na relação custo-benefício.

O chuveiro Advanced Flex da Lorenzetti é a opção mais equilibrada em relação a preço, potência e consumo. O modelo possui espalhador largo, boa potência com 6000w na opção de 220v e regulagem eletrônica de temperatura que diminui o tempo de aquecimento da água quando colocado na posição de água quente.

As potências máximas usuais dos Chuveiros Lorenzetti são 3200 W, 4500 W, 5500 W, 6800 W e 7500 W.

Não há diferença técnica entre as duas tensões.
A quantidade de energia consumida por um aparelho que funciona a 110 V é igual à de um aparelho de 220 V. O consumo de energia não depende da tensão elétrica, mas, sim, da potência e do tempo de uso do equipamento.

Melhores Chuveiros Elétricos de 2023

Lorenzetti Acqua Duo UltraBonito, eficiente e com opção de ducha
Lorenzetti Acqua Storm UltraBonito e muito eficiente
Zagonel SublimeMelhor controle de temperaturas eletrônico
Lorenzetti Top Jet TurboCusto-benefício com pressurizador
Lorenzetti Top Jet EletrônicaBom e barato

Qual o melhor chuveiro elétrico custo-benefício? O Lorenzetti Ducha Futura Multitemperaturas é o melhor chuveiro elétrico custo-benefício. Seu modelo tipo ducha possui jato de água concentrado e direcionado. Ainda conta com comando multitemperaturas, e é um chuveiro compatível com aquecimento solar e aquecimento a gás.

O chuveiro blindado, por sua vez, conta com uma proteção ao redor da resistência e, por isso, é também conhecido como chuveiro com resistência blindada. Essa proteção, que comumente é feita de aço inox ou cobre, isola a resistência, evitando que ela entre em contato com a água.

Mas é o mais econômico? Depende do modelo. Alguns fatores devem ser avaliados na hora de comprar qualquer um dos tipos de chuveiro, como a espessura correta dos fios e a voltagem adequada. A etiqueta do Inmetro, indicando o consumo de energia e a potência também são indicadores importantes.

No caso dos chuveiros, a verdade é que, em termos de gasto de energia, não existe diferença entre o de 127v e o de 220v.

Veja então que, ligando o chuveiro em 220 V a corrente será menor (o consumo não! Será absolutamente o mesmo: 2 200 W), o que nos leva a uma grande vantagem na instalação: os fios usados podem ser mais finos e as "perdas" neste fio são menores.

40 litros

“Em um banho de 5 minutos, você gasta 40 litros de água, que é uma quantidade considerável capaz de garantir a higiene. A partir de 10 minutos, já estamos usando além do que seria o necessário para você atender as condições de higiene.

Em geral, os chuveiros habituais operam na potência de 5.500 watt-hora (wH), ou 5,5 kWh, quando estão no modo “inverno”. Considerando que cada pessoa da família de quatro integrantes demore 15 minutos no banho no modo “inverno”, ou seja, uma hora por dia, o consumo da casa será de 165 kWh mensais.

220 volts

Qual é a tensão com manutenção mais barata? Resposta Esperada: É a 220 volts. Esse sistema usa menos transformadores e cabos mais finos e mais baratos no caminho da distribuidora até o consumidor final. Também nas residências a espessura dos fios pode ser menor quando se usa 220 volts.

Em uma escala muito pequena e talvez quase imperceptível, a sua conta de luz pode ter uma diferença devido ao circuito 220V ter um fluxo menor de corrente elétrica circulando em seus condutores.

Por que o chuveiro elétrico consome muita energia? Dentro de uma residência, esse o chuveiro elétrico é o aparelho com maior potência e, por isso, pode ser o responsável pelo aumento médio de até 25% nas faturas.