Qual o cheiro da lubrificação feminina?

Perguntado por: eboaventura . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Em geral, é transparente, sem cheiro, tem aspectos parecidos com clara de ovo e não exige nenhuma preocupação. No entanto, a lubrificação vaginal pode ser alterada de acordo com alguns fatores como menstruação, fatores psicológicos, tipo de roupa, entre outros.

Com a excitação, a vagina recebe mais fluxo sanguíneo. Essa pressão aumenta dentro dos vasos e ocorre o que chamamos de transudato: saída de líquido dos vasos para as paredes vaginais. Esse líquido ainda se mistura com o muco. A lubrificação maior ou menor depende do tipo, quantidade, tempo e local do estímulo sexual.

Quando o odor vaginal muda suas características habituais e passa a apresentar um cheiro desagradável (de peixe), acompanhado de outros sintomas como:

  1. Coceira;
  2. Ardência ao urinar;
  3. Incômodo na relação sexual;
  4. Corrimento acinzentado ou amarelo-esverdeado.

Mau cheiro após relação sexual
O contato do sêmen com a região da vagina traz uma desregulação no pH vaginal, isso porque a vagina tem o pH mais ácido, enquanto o sêmen é neutro. Como vimos em mais detalhes, é justamente esse desequilíbrio dos microorganismos que provoca o mau odor.

A lubrificação feminina consiste em um líquido composto pelo muco produzido pelo colo uterino, células descamadas da vaginal e colo e pelo fluido produzido pelas glândulas de Bartholin e Skene. Sua principal função é a de proteger a vulva e a vagina e reduzir a fricção durante a atividade sexual.

De acordo com a ginecologista, quando o odor se torna muito forte, desagradável, algumas vezes lembrando cheiro de 'peixe podre', pode ser causado por uma infecção de uma bactéria ou protozoário.

Independentemente da aparência, a secreção branca é uma parte totalmente normal da relação sexual. Na verdade, esta é a resposta natural do corpo à estimulação ou ao excitamento para ajudar na lubrificação.

O Corrimento Branco e Pastoso
Durante a relação sexual: Pode indicar a lubrificação natural ou ejaculação feminina. Sinal de Gravidez: Alguns sintomas de gravidez são caracterizados pelo atraso menstrual, corrimento branco pastoso e dor no pé da barriga e costas.