Qual o cheiro da clamídia?

Perguntado por: iveloso . Última atualização: 8 de maio de 2023
4 / 5 14 votos

Esta pode ser provocada pelas bactérias causadoras de gonorréia e clamídia. O principal sintoma costuma ser cheiro de "peixe podre", especialmente após a relação sexual e no final da menstruação.

Sinais e sintomas
Dor ao urinar ou no baixo ventre (pé da barriga), corrimento amarelado ou claro, fora da época da menstruação, dor ou sangramento durante a relação sexual.

Como reconhecer os sintomas
A clamídia é considerada uma infecção oligossintomática, isto é, apresenta pouco ou nenhum sintoma e pode até ser confundida com algum problema do trato urinário.

Dor ou ardor ao urinar; Aumento do número de micções; Presença de secreção fluida; As mulheres podem apresentar, ainda, perda de sangue nos intervalos do período menstrual e dor no baixo ventre.

A candidíase é provocada por um fungo, o Candida albicans. Já a clamídia, pela bactéria Chlamydia trachomatis. “A candidíase produz coceira, secreção esbranquiçada e pode deixar a vagina e a vulva inchadas e avermelhadas.

Das DST citadas acima, as que apresentam maior incidência, em ordem decrescente, são HPV, clamídia, tricomoníase e gonorreia.

Notei um mau cheiro na vagina: pode ser candidíase ou vaginose? Esse sintoma comum tem por característica um cheiro semelhante ao de peixe. É comum se confundir entre essas duas condições mas mau cheiro, semelhante ao de peixe, é característico da Vaginose!

O período entre a contaminação e a manifestação clínica é de aproximadamente 15 dias. Porém, em muitos casos, a clamídia é assintomática. Por isso, o risco de transmissão da doença é ainda maior. Alguns sintomas leves podem aparecer, e reconhecê-los o quanto antes faz a diferença para o tratamento.

Sintomas da clamídia

  1. Secreções genitais com cor e odor alterados;
  2. Inchaço e dor testicular;
  3. Secreção anal;
  4. Hipersensibilidade genital;
  5. Dispareunia (dor durante as relações sexuais);
  6. Disúria (dor ao urinar);

Pode durar de meses a anos, se o paciente não for tratado. O tratamento eficaz rapidamente interrompe a transmissão. Clínico (principais sintomas): Entre dois e oito dias após relação sexual desprotegida, a pessoa passa a sentir ardência e dificuldade para urinar.

Gynopac tem ação efetiva na eliminação dos germes mais frequentemente encontrados nas infecções da vulva (região externa dos genitais femininos) e da vagina, isoladamente ou associados: Candida albicans (um tipo de fungo), Trichomonas vaginalis (um protozoário) e Gardnerella vaginalis (bactéria).

Aumento da secreção vaginal ou secreção purulenta. Desconforto durante o sexo. Sangramento vaginal após a relação sexual pequeno ou espontaneamente. Ardor ao urinar.

No entanto, na maioria dos casos, a clamídia é assintomática, impedindo a descoberta precoce da doença. A ausência de sintomas também é preocupante porque contribui com o aumento do número de casos, pois o portador da doença pode transmitir para outras pessoas sem saber.

Para diagnóstico de infecção atual é preciso titular a amostra atual emparelhada com nova amostra coletada 14 dias depois. O aumento de 2 ou mais títulos na 2ª amostra é positivo para doença aguda ou atual.

A clamídia é a bactéria capaz de gerar uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), atingindo, na maioria das vezes, os órgãos genitais de homens e mulheres.

Existem apenas 3 tipos de Clamídia, são elas: Chlamydia trachomatis, Chlamydia pscittaci e Chlamydia pneumoniae.

A azitromicina em dose única de 1 grama é o antibiótico mais prescrito. O paciente infectado deve ficar por pelo menos 7 dias sem atividade sexual após o início do tratamento (leia: Azitromicina: indicações, doses e efeitos colaterais).

Sintomas da tricomoníase
Nas mulheres, a infecção geralmente começa com uma secreção vaginal de cor amarelo-esverdeada, espumosa, com odor de peixe. Em algumas mulheres, a secreção é discreta. A área genital pode ficar irritada e dolorida e pode haver dor durante as relações sexuais.