Qual o cheiro da cachorra no cio?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

Nesta fase a cadela no cio está ovulando e se encontra no período fértil, portanto está disposta a cruzar com os machos. É muito comum, neste período, ver uma fila de cachorros machos se formando na porta da casa com uma cadela no cio. Isto acontece, por que eles sentem o cheiro do feromônio exalado por ela.

Dicas para afastar os machos

  1. Mantenha a cadela em casa. Nesse período, é muito importante manter a cadelinha dentro de casa até o cio terminar. ...
  2. Não permita que ela saia de casa sozinha. ...
  3. Altere os horários e destinos dos passeios. ...
  4. Limpe a casa mais vezes. ...
  5. Sprays anti-cheiro.

De maneira simples, o cio corresponde ao período menstrual das mulheres. É quando sua cadela está pronta para acasalar e emite alguns cheiros que podem ser atraentes para os cachorros machos. Porém, diferente das mulheres, no mundo canino esse período só ocorre, geralmente, duas vezes ao ano.

Entre as causas não patológicas de cachorro com cheiro forte estão: frequência inadequada de banhos e de escovação, uso de xampus e de condicionadores inapropriados, secagem incorreta dos pelos e exposição a ambientes mau cheirosos, como uma caminha que não é limpa há muito tempo.

O cheiro de uma cadela no cio é muito forte e impregna para valer em qualquer lugar que fique. Isso vale para tapete, grama, calçada e sofás. Então, todo objeto que receber sua cadela para um descanso ou locais que ela faz xixi estarão impregnados com o cheiro do cio dela.

Normalmente, o fim do cio acontece com cerca de três a quatro semanas após o início do sangramento. O mais importante aqui é prestar atenção no fim do estro, quando o comportamento da cadela deixará de ficar mais agitado, a vulva volta ao tamanho natural e não haverá mais sangramento.

Auxilia a evitar que machos assediem cadelas no cio. Funciona como sequestrante de odor, fazendo com que os machos não reconheçam o cheiro característico das fêmeas no período fértil. De fácil aplicação, é totalmente seguro para as peludas.

Sim, a cadela no cio pode sentir cólica. No entanto, a dor que elas sentem é em menor proporção quando comparada às mulheres. As mudanças de comportamento, tremores no corpo e sensibilidade no abdômen são os principais sintomas de que a cadela está sentindo cólicas no período.

É habitual que durante a época do cio da cadela possam surgir problemas de comportamento, por isso, os sintomas mais comuns de uma cadela no cio são: Estresse; Agressividade; Tristeza.

Entre os sintomas do cio, estão:

  1. edema (aumento do volume) da vulva;
  2. eritema (vermelhidão) discreta ou escurecimento da região;
  3. secreção vaginal sero-sanguinolenta;
  4. carência;
  5. inquietação;
  6. cachorra no cio tem cólica;
  7. agressividade;
  8. receptividade ao macho.

Essa conduta de subir em outros animais e simular o ato sexual pode acontecer por uma série de razões diferentes, como estresse, dominância e até diversão. O ato também pode indicar alguns problemas de saúde e comportamentais.

Problemas intestinais (colite, disbiose, verminose, intolerância alimentar, alergias, insuficiência pancreática exócrina, tudo o que causa fezes amolecidas) mexe com as glândulas.

As glândulas anais liberam uma secreção que age como um marcador de cheiro nas fezes cada vez que seu cão faz cocô. Esta secreção fétida é comumente descrita como tendo um cheiro de peixe, e funciona para se comunicar com outros cães.

A função desse comportamento ainda é pouco compreendida, mas acredita-se que tenha função social e sirva para levar informações do ambiente para os outros membros do grupo ou ainda para criar uma espécie de perfume característico da matilha.

O cio silencioso, de fato, é um cio que ocorre, mas não é perceptível. Nesse período, normalmente, a cadela torna-se receptiva aos machos, pode engravidar, mas não apresenta sinais de cio como inchaço na vulva e sangramento.