Qual o chakra da culpa?

Perguntado por: adias4 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 3 votos

É no centro energético do bem-estar físico, do prazer e da realização que se percebem as mágoas, sentimentos de culpa e medo (pecado). Quando este Chakra está em desequilíbrio pode gerar dificuldades sexuais, ausência de objetivos, sentimento de impotência, confusão, ciúme, inveja ou desejo de possuir.

CHAKRA PLEXO SOLAR
Quando o Plexo Solar está com excesso energético pode gerar egoísmo, egocentrismo, fúria, medo, ódio e dificuldade em assimilar/digerir.

O Chakra do Plexo Solar é frequentemente considerado vital para a auto-estima, autonomia e determinação. Poder pessoal, confiança e determinação também são caracterírticas deste terceiro chakra, Manipura.

Chakra do plexo solar
Neste chakra ficam retidas emoções densas como raiva, mágoa, medo, tristeza, angústia, rancor e ansiedade. É considerado um dos chakras que mais requer atenção e cuidado, já que lida diretamente com a saúde mental. Esse chakra está assimilado a questões de poder, autoaceitação e valores.

O ato de tapar o umbigo é propriamente um ato simbólico, um comando para que seu chakra se feche para, com isso, evitar que energias externas se adentrem no seu campo. Tapar o umbigo, colocar um cristal, um símbolo ou outra forma de proteção é bem-vinda, quando sabemos o que estamos ativando em nosso campo.

Chakra Manipura

Chakra Manipura e emoções
No centro do corpo físico e astral, o Manipura Chakra atrai o prana e gere esta energia vital de forma a equilibrar o corpo e a mente. O excesso de energia do fogo aqui pode criar reacções impulsivas como a raiva e a agressividade, o que é um sinal de um Chakra do Plexo Solar bloqueado.

Chakra Umbilical
Quando harmonizado, eleva a autoestima, traz felicidade e mais equilíbrio para todo o corpo energético. É localizado próximo ao ventre. Pedra: Cornalina.

Chakra sacral - Significado, cor, cura, meditação.

O Chakra Coronário, também conhecido como Sahasrara, é o sétimo e último chakra do corpo humano e está localizado na parte superior da cabeça. É associado à consciência espiritual, à conexão com a divindade e à realização do propósito de vida.

Chakra Cardíaco (Relacionamento): sua energia simboliza o centro das emoções. É o centro do amor e sabedoria nas relações emocionais. Gera estabilidade e confiança, além de trabalhar as manifestações reprimidas e as feridas emocionais.

Existem diversas maneiras de equilibrar os chakras. Muitas delas podem ser feitas com o auxílio de terapias naturais, como o Reiki, Thetahealing, Aromaterapia, massagens Ayurvédicas e Apometria. No entanto, também é possível promover esse equilíbrio por conta própria, sem a intervenção de um profissional especialista.

Aumento do amor-próprio: O chakra do coração está associado ao amor-próprio e à autoaceitação. Equilibrar esse chakra pode melhorar sua capacidade de amar e aceitar a si mesmo, levando a uma maior confiança, autoestima e felicidade geral.

O chakra cardíaco, também é o centro energético dos sentimentos e emoções. Sua função é o amor e está ligado às emoções superiores, afetos, sentimentos e à necessidade pessoal de aceitação e apreciação.

Desequilíbrio do Chakra
Se estivermos trabalhando demais ou de menos, ou então sempre com muitas ou poucas atividades cotidianas, esse Chakra estará desequilibrado e pode gerar doenças mais severas, como surtos de pânico, ansiedade, fobias e outros males conectados com o excesso.

Embora haja várias razões pelas quais o chakra do plexo solar possa sentir dor, a causa mais comum é a ansiedade. O chakra Manipura está profundamente ligado às respostas ao estresse e às glândulas supra-renais. Devido a isso, o estresse adicional que causa falta de ar pode afetar o chakra do plexo solar.

O ato de tapar o umbigo é propriamente um ato simbólico, um comando para que seu chakra se feche para, com isso, evitar que energias externas se adentrem no seu campo. Tapar o umbigo, colocar um cristal, um símbolo ou outra forma de proteção é bem-vinda, quando sabemos o que estamos ativando em nosso campo.

O ritual de tampar o umbigo é uma crença muito antiga e se baseia no fato de que, ao tampar o chakra umbilical, você repele energias negativas externas que possam tentar entrar no seu campo. Na internet, muita gente não entendeu o motivo da prática.