Qual o chá que tem estrogênio?

Perguntado por: imello . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Os relatos da medicina popular indicam que mulheres utilizam o chá das folhas de Amora para o tratamento dos sintomas do climatério e da TPM (Tensão Pré-menstrual). Acredita-se que as folhas possuem substâncias com atividade semelhante ao estrógeno produzido pelos ovários, compostos estes chamados de fitoestrógenos.

Para contribuir com a regulação dos níveis hormonais é preciso manter um estilo de vida equilibrado com a prática regular de atividade física e uma alimentação rica em vegetais, principalmente as hortaliças brássicas, a exemplo do brócolis.

Chá de aquileia, alquemila e sálvia
A alquemila melhora o trânsito intestinal e seus flavonoides ajudam a repor níveis hormonais. A aquileia ajuda a manter a hidratação natural da pele, que fica dificultada na menopausa, e tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.

As mulheres vêm optando por uma reposição hormonal natural através de alimentos fitoterápicos conhecidos como fitoestrógenos. Os fitohormônios são encontrados em diversas plantas (folhas, frutos, raízes e sementes), como: o alcaçuz, a linhaça, inhame, sementes de linhaça, mas a fonte mais conhecida é a soja.

Estrogênio. O estrogênio é considerado o principal hormônio feminino. Ele é produzido pelos ovários, a partir da primeira menstruação, e seus níveis se reduzem, drasticamente, ao chegar na menopausa.

A reposição pode ser feita de diferentes maneiras, incluindo comprimidos, géis e adesivos aplicados à pele. Os hormônios usados, a dosagem, a forma de administração e o tempo de uso serão determinados pelo médico após avaliação criteriosa e levando em conta suas necessidades individuais.

Alimento #1 – Brócolis
Contêm uma substância chamada indol, que ajuda o corpo a metabolizar o estrogênio. Além disso, o brócolis auxilia na manutenção de um estilo de vida com a alimentação mais equilibrada e saudável para o indivíduo em questão.

O estrogênio é um hormônio natural encontrado tanto nos homens quanto nas mulheres.
...
Alimente-se de soja e beba leite de soja.

  1. Edamame;
  2. Sopa de missô (em pequenas quantidades);
  3. Grãos de soja;
  4. Tempeh (alimento originário da Indonésia);
  5. Produtos de soja texturizada ou alimentos feitos com farinha de soja texturizada.

Para obter os benefícios proporcionados pela planta é necessário utilizar o chá da maneira correta. De acordo com Tresmondi é recomendado tomar uma xícara de chá toda manhã por 21 dias e depois fazer um intervalo de 7 dias. “Você coloca uma folha de amora para uma caneca de água, mistura, abafa e desliga o fogo.

Além da soja e da linhaça, outros alimentos que também são fontes de fitoestrógenos são:

  • Frutas: maçã, romãs, morango, oxicocos, uva;
  • Legumes: cenoura, inhame;
  • Grãos: aveia, cevada, germe de trigo;
  • Óleos: óleo de girassol, óleo de soja, óleo de amêndoas.

O tratamento de reposição hormonal na menopausa é realizado principalmente de 2 maneiras:

  1. Via oral: através do uso de comprimidos.
  2. Via percutânea: a partir do uso de adesivos colados na pele ou cremes vaginais.

Em relação ao estrogênio baixo, a principal causa é a menopausa. O mesmo acontece em casos de falência ovariana prematura (menopausa precoce).

Banana, crucíferas (repolho, acelga, brócolis, couve-flor, rúcula, agrião) e oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoa) reduzem os níveis de estrogênio no organismo. Isso também é bom, já que ajuda a manter os níveis de estrogênio numa proporção adequada para os níveis de progesterona.

O estrogênio alto é uma consequência direta de sobrepeso ou obesidade; ovários policísticos; presença de tumores ovarianos; ou do uso inadequado de alguns medicamentos.

O estrogênio, conhecido como o hormônio sexual feminino, é secretado principalmente pelos ovários. Entretanto, vale salientar que esse hormônio é produzido também em outras partes do corpo, como nas glândulas adrenais. No caso do estriol, sua produção acontece em maior quantidade no fígado e em tecidos periféricos.

Quando o estrogênio para de ser produzido pelos ovários (menopausa), geralmente recomenda-se a terapia de reposição hormonal (TH) para alívio dos sintomas físicos e prevenção das consequências clínicas de deficiência estrogênica.

Ele está presente, por exemplo, nos óleos de linhaça, milho, soja, girassol e canola. Todos esses óleos vegetais possuem uma grande concentração de gorduras hidrogenadas, oxidadas no grupo ômega 6.

FEMOSTON® 1/10 é uma Terapia de Reposição Hormonal (TRH) que contém dois tipos de hormônios femininos, um estrogênio chamado estradiol e uma progesterona chamada didrogesterona.

A menopausa resulta da diminuição da secreção dos hormônios ovarianos, estrogênio e progesterona, devido à perda definitiva da atividade folicular ovariana.

Premarin® (estrogênios conjugados naturais) creme vaginal é indicado para o tratamento da atrofia vulvar e vaginal.

Para que você consiga montar uma dieta mais saudável, que estimule a produção de progesterona, a nutricionista sugere alguns grupos de alimentos e nutrientes:

  1. Abacate. ...
  2. Fontes de L-arginina. ...
  3. Fontes de vitamina B6 (piridoxina) ...
  4. Fontes de vitamina C. ...
  5. Fontes de magnésio. ...
  6. Fontes de zinco.