Qual o chá que é bom para inflamação no intestino?

Perguntado por: ncoutinho5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

“Pode ser a hortelã brasileira ou a hortelã pimenta [peppermint]”, esclarece a profissional.

  • Hortelã
  • Gengibre.
  • Anis-estrelado.
  • Chá de erva-doce.

Entre as indicações para uma melhor recuperação do intestino inflamado, está a ingestão de comidas leves e de rápida digestão, por provocarem menos irritação ao órgão. Importante salientar também a mastigação adequada, e se alimentar a cada duas horas.

Os sintomas típicos das DIIs incluem dores no abdome, cólicas intestinais (que variam de intensidade de acordo com o quadro do paciente), sangramento retal e cansaço. Entre 25% e 40% dos casos também apresentam dores nas articulações, inflamação nos olhos, problemas renais, pancreáticos,hepáticos, e fraqueza.

São doenças crônicas que inflamam os intestinos em intensidades variadas. As principais são Doença de Crohn, Retocolite Ulcerativa e Colites Indeterminadas. Quais os principais sintomas? Nas formas mais leves, a pessoa pode sentir dores abdominais e alteração do hábito intestinal como diarreia ou constipação.

Alimentos processados e Fast food
Alimentos processados e os fast foods contém muitos conservantes, sal, gordura, carboidratos e sódio que afetam o microbioma intestinal, causando constipação intestinal e gases.

Abacaxi. A fruta é rica em vitamina A e B1 e ácido ascórbico, que ajuda no processo de controle à inflamação. O abacaxi também tem alta concentração de água e fibras — o que auxilia no processo digestivo.

A inflamação é a resposta de proteção normal do corpo a uma lesão. Ocorre quando os nossos glóbulos brancos lutam para nos proteger de uma infecção, por exemplo por bactérias ou vírus.

Além do desconforto provocados pelos diversos sintomas, ela não provoca qualquer tipo de alteração nos intestinos, por isso este problema não é perigoso para a saúde, nem aumenta o risco de se ter câncer.

Como fazer o detox intestinal
Esse “choque” só é possível com mudanças na alimentação. Sendo assim, a dieta deve ser ajustada e o consumo de alimentos ricos em fibras e probióticos deve aumentar. Dessa forma, o intestino passa a funcionar melhor e a digestão torna-se mais fácil.

Leite e derivados
Por isso, a lactose não é absorvida e provoca diarreia, cólicas e inchaço abdominal. Contudo, vale ressaltar, que o leite desnatado e sem lactose pode ser ingerido sem problemas. Assim podemos garantir a ingestão de certos nutrientes importantes como o cálcio e proteínas.

Anote aí: Farinhas e Cereais na doença ativa – prefira alimentos sem grãos aparentes como como pães e massas brancas, batata e aipim. Alimentos livres de glúten também podem ser consumidos. Entre eles estão: tapioca, broa, arroz e polvilho.

Principais opções de sucos laxantes

  • Suco de mamão, ameixa e aveia. Ingredientes: ...
  • Suco de pera, uva e ameixa. Ingredientes: ...
  • Suco de beterraba, cenoura e laranja. Ingredientes: ...
  • Suco de mamão, laranja e ameixa. Ingredientes: ...
  • Suco de maracujá, couve e cenoura. Ingredientes: ...
  • Suco de morango e kiwi. ...
  • Suco de espinafre e ameixa.

Suco de laranja tem potencial para equilibrar a microbiota intestinal.

Oito alimentos que ajudam a desintoxicar seu intestino

  1. Alimentos ricos em água. Alguns alimentos podem ajuda nesse processo de desintoxicação, tais como a melancia, melão, alface e pepino. ...
  2. Alimentos ricos em fibras. ...
  3. Brócolis. ...
  4. Chá de hibisco e Chá verde. ...
  5. Frutas cítricas. ...
  6. Frutas e Legumes Frescos. ...
  7. Gengibre. ...
  8. Hortelã

O recomendado é ingerir pelo menos 30 gramas de fibra por dia. E aumentar a ingestão de fibras em apenas 6 gramas por dia (a quantidade presente em uma tigela de cereal com alto teor de fibras ou em duas fatias grossas de pão integral) demonstrou ter um efeito sobre as bactérias intestinais.

Dentre os sintomas da infecção intestinal, a diarreia é o mais comum, geralmente com três ou mais evacuações em 24 horas. A diarreia é considerada aguda se durar menos de sete dias, prolongada, se ficar entre 7 e 13 dias. Casos persistentes são aqueles em que a diarreia dura de 14 a 29 dias.

Alguns alimentos contêm nutrientes que podem ajudar a reduzir a inflamação, como:

  • azeite.
  • alimentos ricos em fibras.
  • tomates.
  • nozes, castanhas e amêndoas.
  • folhas verdes, incluindo espinafre e couve.
  • peixes gordurosos, como salmão e cavala.
  • frutas, incluindo frutas vermelhas e cítricas.

Aos poucos, os tecidos do corpo e até mesmo órgãos completos começam a sofrer lesões. Surge a inflamação crônica, que não dá sinais a princípio, mas que termina no desenvolvimento de doenças crônicas. As doenças crônicas, por sua vez, são a principal causa de morte atualmente.