Qual o chá que é bom para infecção no pulmão?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Uma opção excelente para eliminar o muco: o gengibre age como anti-inflamatório, auxiliando na respiração e na desinflamação dos pulmões. Além do chá, outra forma de consumo bastante conhecida e eficiente do gengibre é em pequenos pedaços envolvidos por açúcar mascavo.

Gengibre tem ação anti-inflamatória e ajuda a limpar as vias respiratórias. Além de ter uma forte ação termogênica, auxiliando na perda de peso, o gengibre se destaca por limpar as vias respiratórias, sendo indicado para quem tem asma, por exemplo, e também evita o surgimento de possíveis infecções.

Terapia caseira: existem algumas coisas que podem ser feitas em casa para ajudar no tratamento indicado pelo especialista que auxiliam a amenizar o problema. Para isso, pode beber bastante água, fazer nebulização, repousar, evitar mudanças bruscas de temperatura e tomar apenas os medicamentos indicados.

Gengibre: Este é um dos alimentos mais conhecidos e amplamente confiáveis por sua capacidade de desintoxicar o corpo e limpar as vias aéreas. Couve: Além de ser rica em fibra, a couve contém fitonutrientes especiais que ajudam a defender nosso organismo contra o desenvolvimento de células cancerígenas.

A pulmonária é uma planta medicinal que, como seu nome indica, é excelente para a saúde pulmonar e respiratória. Ela é nativa da Europa e geralmente é colhida durante a primavera, quando sua coloração atinge lindos tons de vermelho ou azul.

Comece fervendo a água com o açúcar em uma panela e mexa bem até dissolver completamente, sem deixar o açúcar caramelizar. Em seguida, desligue o fogo, coloque o gengibre e abafe por pelo menos 5 minutos. Depois é só coar o xarope caseiro e guardar em um recipiente de vidro para conservá-lo por mais tempo.

Passando para métodos caseiros para ajudar a lidar com o acúmulo de secreção, existem alguns alimentos que ajudam a expectorar o catarro. É o caso do alho, limão, mel e própolis. Eles melhoram a capacidade do corpo de controlar a inflamação e contribuem para a eliminação de microrganismos.

Qualquer tipo de eletrodoméstico a gás pode ser um potencial foco de problemas pulmonares. Nesse ponto, entram fogões, fornos e aquecedores, por exemplo. Isso porque, à medida que o gás queima, eles produzem uma substância química chamada óxido nitroso. No organismo, ele inflama os pulmões, causando tosse e até asma.

Vitamina D: função pulmonar e prevenção de doenças respiratórias.

EXPECTUSS® é indicado para o tratamento das doenças broncopulmonares (brônquios e pulmões) agudas e crônicas para facilitar a expectoração (soltar o catarro do peito) quando houver acúmulo de secreção.

E fique de olho nos sintomas

  • Calafrios.
  • Febre alta.
  • Suor intenso.
  • Dor no peito e dificuldade para respirar.
  • Falta de ar.
  • Tosse com ou sem catarro.
  • Fadiga, moleza, prostração.

A pneumonia é um tipo de infeção pulmonar (no pulmão) devida à proliferação de microorganismos infeciosos ao nível dos alvéolos (pequenos sacos de ar). Existem diferentes tipos de infecção pulmonar não pneumónica (incluindo bronquite aguda) que podem variar na sua gravidade.

A pneumonia bacteriana é uma inflamação nos pulmões, causada pela multiplicação desordenada de bactérias. Ela acomete geralmente pessoas que estão com imunidade baixa ou em condições maiores de se contaminar, como em um ambiente hospitalar.

Reduz os sintomas de doenças respiratórias
Diminui em 70% as chances do desenvolvimento de doenças respiratórias crônicas, como bronquite e asma. Consumir pequenas doses de vitamina C – componente do limão – por dia, ajuda a melhorar infecções virais agudas.

Como fazer o chá de pulmonária

  1. Chá para gripe: adicionar 3 colheres (de chá) de pulmonária seca em meia xícara de chá de água fervente. Deixar repousar por cerca de 10 a 15 minutos. ...
  2. Chá para febre: adicionar 2 colheres (de chá) de pulmonária seca em 1 xícara de água fervente.

Sucupira: para que serve e como tomar
Possui ação febrífuga, depurativa, antiinflamatória, antisséptica nas faringites e amigdalites, expectorante e coadjuvante no tratamento de pneumonias.

A erva de passarinho é ótima para gripes, asma, rinite, Bronquite, pneumonia.

Gargarejo para tirar catarro da garganta: O gargarejo com um copo de água de 100 ml morna e meia colher de chá de sal, ajuda a diluir o muco devido a ação do sal, dessa forma, facilita a eliminação do muco. Convém lembrar que a água com sal também desempenha a finalidade de antisséptico .