Qual o certo Sextas-feiras ou Sextas-feira?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

O plural de sexta-feira é sextas-feiras. As palavras sábado e domingo não costumam apresentar dificuldades na formação do plural, por serem substantivos simples. O plural de sábado é sábados.

Terças-feiras é o plural de terça-feira. O mesmo que: terças.

Sempre que houver frequência, a expressão temporal será sinalizada com a preposição A, ou seja, "às segundas-feiras", "às quartas-feiras", "aos sábados" etc. Além disso, ocorreu crase porque a preposição fundiu-se ao artigo feminino.

Na indicação do intervalo de tempo que decorre de segunda-feira até sexta-feira, a forma correta de escrita é de segunda a sexta, sem crase.

AOS DOMINGOS significa TODOS OS DOMINGOS.

Plural dos dias da semana
O plural de quinta-feira é quintas-feiras. O plural de sexta-feira é sextas-feiras. As palavras sábado e domingo não costumam apresentar dificuldades na formação do plural, por serem substantivos simples.

Nos textos, use a forma completa: segunda-feira, terça-feira, quarta-feira. Não esqueça o hífen. Os dois termos vão para o plural: segundas-feiras, sextas-feiras. Em títulos, quando necessário, pode-se usar a forma reduzida: segunda, terça, quinta.

Fins de semana é o plural da locução fim de semana e finais de semana é a forma plural da locução final de semana, pelo que ambos estão corretos.

Nos títulos, se necessário, recorra à abreviada: segunda, quarta. No plural, variam os dois elementos: segundas-feiras, terças-feiras, quartas-feiras, quintas-feiras, sextas-feiras.

Levando isso em consideração, quando um substantivo composto é formado por palavras flexionáveis e variáveis (substantivos, adjetivos, numerais, pronomes), a regra para a formação do respectivo plural diz que todas as palavras serão flexionadas. Dessa forma, segunda-feira no plural é segundas-feiras.

O plural de pôr do sol é pores do sol. No caso dessa locução, pôr não é considerada um verbo, pois tem função substantivada. Dessa forma, a formação do plural deve obedecer às regras aplicadas para palavras compostas unidas pela preposição “de”. Nesse caso, apenas a primeira palavra é colocada no plural.

Toda segunda-feira quer dizer qualquer segunda feira. Não é o caso. O plural pede passagem: Todas as segundas-feiras, os melhores cliques são publicados na conta oficial do Correio.

Assim, segunda-feira e os restantes dias da semana deverão continuar sendo escritos com hífen:

  1. segunda-feira;
  2. terça-feira;
  3. quarta-feira;
  4. quinta-feira;
  5. sexta-feira.

1h - 2h - 3h - 4h - 5h - 6h - 7h - 8h… Exemplo: A reunião será às 8h. Observe: sem espaço ente o número e o h, sem s e sem ponto! Exemplo: O início da palestra está marcado para às 19h30min.

Inadequação gramatical: Não se deve usar o acento indicador de crase entre os dias da semana sem determinante. O adequado, então, é “de terça a sexta” ou “de terça-feira a sexta-feira”. A ausência do acento indicador de crase ocorre em virtude da correlação de elementos sem determinante.

Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'.

Nunca se deve usar a crase entre datas. Observe: As inscrições estarão abertas de 21/07 a 30/8. Sobre emprego da crase em numerais é isso.

guarda-roupas Guarda-roupas é o plural de guarda-roupa. O mesmo que: armários, roupeiros.