Qual o certo por vir ou porvir?

Perguntado por: rsilveira3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Porvir é um substantivo masculino que significa futuro, o que ainda está por vir ou acontecer. Alguns sinônimos de porvir podem ser futuro e posteridade.

4 sinônimos de porvir para 2 sentidos da palavra porvir: 1 amanhã, futuro. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 futuro, horizonte.

Porvires é o plural de porvir.

Pode vir é a forma correta de escrita desta locução verbal. A locução verbal pode vim está errada.

Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

Significado de Embale
O mesmo que: anine, acalente, adormeça, nine.

[Figurado] Ação de mostrar com ostentação, por vaidade.

Que prende e agarra com força.

O Barnabé é aquele que mal começa o mês e já está endividado, tendo que recorrer à sorte no jogo do bicho ou aos empréstimos, descontados do salário.

Fogo, vivacidade (ex.: brio do cavalo).

[Brasil, Informal] Funcionário público que está numa hierarquia inferior.

mamões | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa sem Acordo.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Pl : banhos-marias e banhos-maria .

Alfaces é o plural de alface.

A forma correta de escrita da locução verbal é vai vir. A locução verbal vai vim está errada. Você vai vir cedo?

As duas formas são aceitas, mas seus significados são distintos. Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo. veja mais detalhes e exemplos de uso abaixo.

Deverão ser utilizadas em situações diferentes uma vez que são formadas por verbos diferentes. Na expressão “quando ele vier” está sendo conjugado o verbo vir. Na expressão “quando ele vir” está sendo conjugado o verbo ver.

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

A forma porque é uma conjunção, equivalendo a pois, já que, uma vez que, como. Costuma ser utilizado em respostas, para explicação ou causa. Exemplos: Vou ao supermercado porque não temos mais frutas.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Continuar lendo É certo falar vai vir?