Qual o certo pôr do sol?

Perguntado por: dmuniz . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.5 / 5 6 votos

A palavra pôr do sol é uma locução que se escreve com acento circunflexo no primeiro termo, sendo as palavras separadas sem hífen. A confusão surge, muitas vezes, pelo uso do hífen, visto que antes do Novo Acordo Ortográfico (2009) esse termo era escrito com ele: pôr-do-sol.

Ele surge graças ao movimento de rotação da Terra, no qual o sol aparenta se mover em torno do nosso planeta atravessando o céu de leste a oeste, o que ocorre graças nossa observação se dar em um ponto não inercial.

O verbo pôr leva acento para se diferenciar da preposição por. A regra não mudou com o novo Acordo Ortográfico. Vanessa defende acordo para pôr fim à greve na Receita.

Aí vai a regra: sempre que a primeira palavra do composto derivar de verbo, usa-se hífen; portanto: guarda-sol; na formação do plural, mantém-se o hífen e apenas o substantivo “sol” flexiona: guarda-sóis.

Estar ou ficar num dado lugar imaginado; imaginar-se: não me ponho no seu lugar! Sair da linha do horizonte: o Sol está prestes a se pôr.

No nascer e no pôr do sol, contudo, as cores são diferentes do azul, geralmente ficando entre o vermelho e o alaranjado.

Enquanto um pôr-do-sol na Europa pode durar quase uma hora, no Brasil este período de tempo é em média de 25 minutos.

Por convenção, chamamos de Leste o lado em que nasce o sol. Esse lado, abreviado como L (ou E, inicial da palavra East, Leste em Inglês), é o oposto de Oeste, abreviado como O (ou W, de West). Se você apontar a mão direita para o nascente, isto é, para o Leste, à sua frente está o Norte (N).

Alasca, EUA
O Alasca é um dos estados dos Estados Unidos, lar de 730 mil pessoas. A aurora boreal também é comum nessa região, que também é um dos poucos locais onde orcas selvagens caçam através da costa. O início do período em que o Sol não se põe é muito apreciado no Alasca, pois simboliza o fim do frio invernal.

Os tons de amarelo e vermelho que enxergamos ao olhar para o Sol surgem por causa da dispersão dos raios solares ao adentrarem a atmosfera.

Confira abaixo casos que perderam o acento de acordo com a nova ortografia.

  1. Ditongos abertos -oi e -ei em palavras paroxítonas. ...
  2. Vogais -i e -u precedidas de ditongo em paroxítonas. ...
  3. Vogal tônica fechada -o de -oo em paroxítonas. ...
  4. Hiato de paroxítona cuja terminação é -em. ...
  5. Paroxítonas homógrafas. ...
  6. Palavras com trema.

O Acordo Ortográfico de 2008 manteve, de modo taxativo, o acento circunflexo diferencial em pôde (terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo de poder) para diferenciá-la de pode (terceira pessoa do singular do presente do indicativo de poder).

Regras de acentuação básicas

  1. Oxítonas. São acentuadas as palavras oxítonas que terminam em: a(s): sofá, marajás, lá, pás; e(s): você, jacarés, fé, rés; o(s): cipó, avôs, dó, sós; em(ens): também, parabéns. Paroxítonas. ...
  2. Proparoxítonas: Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas. É o caso de: lâmpada; música; sábado;

O contrário de pôr-do-sol é: 1 nascente. 2 leste, oriente, este, levante, fonte, manadeira, manancial, natividade.

Bom, a gramática brasileira não permite o uso da palavra degrais, tornando “degraus” a única alternativa possível de aplicação. Isso acontece porque ela é um substantivo terminado em ditongo, ou seja, duas vogais na mesma sílaba tônica.

Segundo o novo Acordo Ortográfico: (i) Usa-se hífen nas palavras compostas que não contêm nenhum elemento de ligação: primeiro-ministro, segunda-feira, abre-latas, para-sol.

Por e pôr: acento diferencial
Já se escrevia assim e devemos continuar escrevendo dessa forma. O acento circunflexo atua como um acento diferencial, sendo escrito para facilitar na diferenciação do verbo pôr e da preposição por.