Qual o certo parabéns para mim ou pra mim?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

A palavra "mim" se trata de um pronome oblíquo e que, como tal, deve ser usado depois da preposição como parte do objeto da oração, como a preposição "para" ou "de".

Para mim: quando exerce a função de objeto indireto na oração, sendo sempre precedido de uma preposição que, nesse caso, é o “para”: comprou para mim; escreveu para mim; etc. Para eu: exerce a função de sujeito da oração, sendo sempre acompanhado de um verbo no infinitivo: para eu comprar; para eu escrever; etc.

10 – Parabéns para mim, nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida. 11 – Olhando para o passado com gratidão e vislumbrando um futuro de muita esperança. Hoje, eu dou parabéns para mim! 12 – É muito bom completar mais um ano de vida e poder olhar para trás sabendo que tudo valeu a pena.

Ela explica que as preposições "para ou pra" estão corretas e constam no dicionário. No entanto, é preciso ficar atento. "O 'pra' deve ser usado apenas informalmente, em um bate-papo, email para amigos. Mas ao escrever uma carta comercial ou em concurso público deve-se usar o 'para' ", esclarece.

Para eu ou para mim? O uso do pronome “eu” ocorre quando o mesmo é o sujeito da oração, já o pronome “mim” é usado como complemento, ou seja, é o objeto da oração. Usamos o pronome do caso reto (eu, tu, ele (a), nós, vós, eles (as)) quando nos referimos ao sujeito da oração.

Para mim: A expressão “para mim” deve ser empregada quando “mim” exercer a função de objeto direto, já que “mim” é um pronome oblíquo que não pode exercer a função de sujeito quando apresentar um verbo posposto que indique ação, ou seja, “mim” não faz nada, quem faz sou eu, nós, vós, eles...

Um dos erros mais comuns que as pessoas cometem é dizer ou escrever a frase "para mim fazer". A frase está errada, pois neste caso a expressão assumiu a função de sujeito e vem seguida de um verbo no infinitivo. Dessa forma, o correto seria "para eu fazer".

Para deixar clara a função de complemento de “para mim”, recomenda-se separá-lo do verbo por uma vírgula.

Lembre-se de que o “mim” não pode ser empregado antes de um verbo que indique ação, mesmo porque o “mim” não pode ser sujeito nessa situação. Existe uma construção em que o “mim” aparece antes de um verbo, por exemplo: “Para mim, jogar futebol é uma terapia”.

De acordo com a norma culta da língua, a primeira oração está equivocada! O correto é: "entre mim e você" ou "entre mim e ti"! Esse fato é justificado pelo emprego do pronome oblíquo após preposição (entre), em vez do pronome pessoal. Obedecendo a esse princípio, a segunda oração está adequada!

Quanta gratidão estou sentindo no meu aniversário! Meu coração se sente grato por tudo o que vivi e pelo que a vida ainda me reserva. Cada novo ano me traz mais aprendizados e com cada aprendizado fico mais forte e com mais sabedoria. Parabéns para mim!

Diga “feliz aniversário” de um jeito diferente.

  1. Que seu dia seja perfeito!
  2. Espero que seu aniversário seja muito especial!
  3. Aproveite bastante o seu dia. Você merece!
  4. É um grande prazer fazer parte da sua vida e espero que seu aniversário seja incrível!
  5. Que você tenha muitas primaveras mais!

Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

1 com destino a, em direção a, na direção de, no sentido de, a, em.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Para eu é usado quando há função de sujeito, e o termo eu é seguido de um verbo no infinitivo que indica uma ação. Para mim é usado quando há a função de objeto indireto, ou seja, é um complemento em uma oração, já que o mim é um pronome pessoal oblíquo tônico.

Você já ouvir dizer que mim não conjuga verbo? É justamente porque o pronome “eu” vai aparecer antes de verbos, no momento em que estivermos indicando uma ação.

3) A regra fundamental nesse campo diz que o pronome eu é do caso reto, o que significa que serve para funcionar como sujeito. Enquanto isso, o pronome mim é do caso oblíquo, o que quer dizer que ele desempenha uma função sintática própria de um complemento (jamais de um sujeito).

Resposta verificada por especialistas
"Por mim, tudo bem" é uma frase, uma vez que não conta com a presença de verbo.

Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são.

Resposta verificada por especialistas. Modo correto a se falar é Igual a mim, pois o uso correto do Pronome "Eu" é antes de verbos e o Pronome "mim" não conjuga verbos.