Qual o certo para amanhã ou pra amanhã?

Perguntado por: lbernardes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Em caso de dúvida, é recomendável optar pela preposição para, de modo que estará sempre correta, pois é obrigatória em textos formais.

amanhã

  1. No dia seguinte ao de hoje (ex.: acho que amanhã vai chover).
  2. O dia seguinte ao de hoje (ex.: a agenda de amanhã está cheia).
  3. Época futura (ex.: estamos a preparar o amanhã; não acredito em amanhãs perfeitos).

Ou seja, ambas as expressões estão corretas, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes situações. Amanhã significa o dia depois de hoje; no dia que segue o dia atual, de hoje. Amanhã conversamos sobre isso. Hoje é sábado, amanhã será domingo.

Para, assim como pra, é uma preposição. E a primeira é a forma mais adequada de escrevê-la, sendo a ideal para escrita em linguagem formal.

Tanto a expressão “para eu” quanto a “para mim” estão corretas, existem e podem ser utilizadas na língua portuguesa. Entretanto, deve-se usar cada uma em situações diferentes. “Para eu” deve ser usado quando se assume a função de sujeito e “para mim”, quando se assume função de objeto indireto.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

Diz-se «na data de» seguida de uma determinada data (p. ex., «na data do 25 de Abril» ou «na data de 25 Abril»). «À data de» tem um sentido ligeiramente diferente e usa-se noutro contexto.

A expressão está correta. A forma é perfeitamente possível como atesta o uso efetivo da língua. Lindo é um adjetivo. Exemplo: lindíssimo (superlativo sintético) é 'muito lindo' (superlativo analítico).

Sinônimo de amanhã

  • Que está por vir: 1 futuro.
  • 2 futuro, porvir.
  • A palavra amanhã aparece também nas seguintes entradas: tempo.

Amanha vem do verbo amanhar.

De tarde existe no português, sendo uma locução adverbial de tempo que é costumeiramente usada em relação a um dia não determinado. Exemplo: De tarde costumo escrever e ler sobre marketing digital. De tarde eu gosto de dormir.

Quando alguém nos diz Até mais ou Até amanhã podemos responder usando apenas Até!

De ou a? Na expressão à noite é usada a preposição a e na expressão de noite é usada a preposição de.

Todos um termo globalizante, inclusivo. Quando se diz “bom dia a todos”, a audiência feminina já está incluída. Portanto, se dissermos “bom dia, a todos e todas”, isso equivale a dizer “bom dia a todos e todas e a todas”, pois, no pronome indefinido “todos”, a audiência feminina já está incluída.

Ir a significa que vamos voltar rapidinho (vou ao clube, vou ao cinema, vou ao teatro, vou a São Paulo). Ir para avisa que vamos de mala e cuia — pra ficar ou pra demorar um tempão: Vai para Nova York fazer pós-graduação. Vai para Porto Alegre morar com os pais. Vá pro inferno.