Qual o certo não fui eu ou não foi eu?

Perguntado por: rxavier . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

Antes de respondermos a essa questão, lembre-se de que a conjugação do primeiro verbo é “fui eu”. Não existe a forma “foi eu”, pois o verbo tem que necessariamente concordar com o sujeito (no caso, “eu”).

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

Portanto, é correto é dizer sou eu que vou. Quando o pronome relativo empregado é quem, existe outra opção. O verbo ser continua sempre concordando com o sujeito. No entanto, quanto à oração subordinada, há duas opções: concordar com o sujeito ou utilizar a 3ª pessoa do singular.

“Fui” é a 1. ª pessoa do singular do Pretérito Perfeito Simples do Indicativo, e “era”, a 1. ª pessoa do singular do Pretérito Imperfeito do Indicativo.

Fui vem do verbo ir. O mesmo que: saí, parti, compareci, apareci, apresentei, caminhei, locomovi, movimentei, marchei.

“Foi” é a forma de conjugação do verbo “ser” ou “ir” na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo e deve concordar com o predicativo do sujeito, quando esse for um pronome pessoal. Nesse caso, se o predicativo for o pronome “eu”, a conjugação correta será “fui”.

Eu fui é uma conjugação do pretérito perfeito e aplica-se aos verbos ser e ir; "eu fui à cidade" (ir), "eu fui operada às amígdalas" (ser), descrevem acções ou situações já terminadas e que decorreram num espaço de tempo definido. Eu era é uma conjugação do pretérito imperfeito, que implica continuidade.

Questão 03. Como a frase “fui eu quem fez o casamento”, também está(ao) correto(s) os períodos abaixo: 01) Fui eu que fiz o casamento.

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.

– Foste tu quem fez. – Fomos nós quem fez. Segundo a norma culta, você pode escolher entre qualquer uma dessas opções, só não pode misturar as duas. Seria errado dizer, por exemplo, “fomos nós quem fizemos” ou “fomos nós que fez”.

Quem, como pronome relativo, equivale a o que, aquele que. O verbo fica na 3ª pessoa do singular: Sou eu quem paga (Aquele que paga sou eu).

foram dois anos .
Explicação: os dois verbos são do passado "foram" passado plural "foi" passado singular. exemplo: "Foi dois anos atrâs" passado singular, "antes" "foram dois anos atrâs" passado plural por causa que "foram" é basicamente "todos,eles,junto" espero ter ajudado!

Portanto, as duas formas estão corretas.

Em primeiro lugar, é importante que você saiba que o correto será sempre “fui eu”, não “foi eu”, isso porque o verbo precisa concordar com o sujeito da oração e, como o sujeito está expresso no pronome pessoal “eu”, a concordância adequada será feita com o verbo fazer no pretérito perfeito do indicativo, ou seja, “fui” ...

4 estive, andei, passei, segui, permaneci. Ocorrer, desenrolando-se: 6 ocorri, aconteci, sucedi, decorri, evoluí, transcorri.

Verbo ir ou ser - Ocorreu, desenrolando-se: 6 ocorreu, aconteceu, sucedeu, deu-se, desenrolou-se, realizou-se, passou-se, decorreu, desenvolveu-se, evoluiu, transcorreu, verificou-se. Exemplo: Mesmo sem estar nada preparado, foi tudo tão bem!

Forma verbalEditar

SingularPlural
Masculinofui fuifui fui
Femininofui fuifui fui
Comum aos dois géneros/gêneros

Verbo é a classe de palavras responsável por exprimir ações, estados ou fenômenos. Flexiona-se de acordo com o número, a pessoa, o tempo, o modo e a voz.