Qual o certo hontem ou ontem?

Perguntado por: efernandes8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

on·tem tem. 1. No dia anterior ao de hoje (ex.: ontem esteve um dia chuvoso).

Do latim ad noctem: no dia que terminou com a última noite. Começou por se fixar em Portugal, primeiro por `oonte´, depois `oontem´. Do latim hodie: neste dia.

O advérbio anteontem e a expressão antes de ontem existem na língua portuguesa e estão corretos. São formas equivalentes para indicar o dia anterior ao dia de ontem.

SubstantivoEditar

SingularPlural
Masculinoontemontens

Alguns advérbios de tempo são: “antes”, “depois”, “hoje”, “ontem”, “amanhã”, “sempre”, “nunca”, “cedo” e “tarde”.

Exemplos de antônimos
Ontem – Hoje (advérbio)

1 pretérito, antigo, anterior, último, derradeiro, pregresso, ido, remoto, retroativo, transato, longínquo, distante, primitivo.

Definição de hiper rápido; muito rápido.

O que é Ontem:
O dia anterior ao de hoje.

Não, verbos são ações. Ontem é um advérbio.

A forma correta é desde, escrito junto, sem acentuação gráfica: Estou tentando falar com ela desde ontem. Saiba, desde já, que não estou interessada nisso.

Devemos usar o "há" quando o verbo haver é impessoal – sem sujeito – e o seu sentido é de existir. O "há" representa uma forma do verbo haver. Se surgir dúvida entre o há ou a, deve se usar o "há" quando o verbo haver assumir o sentido de existir.

No início das palavras, o h é utilizado por razões etimológicas, sendo mantido o h inicial existente na palavra de origem, como nas palavras hoje (do latim hodie), haver (do latim habere), homem (do latim homine), hábito (do latim habitu), hélice (do grego hélix) e herege (do provençal heretge).

Antes e depois são tradicionalmente classificados como advérbios de tempo. À luz do Dicionário Terminológico (DT), são classificáveis como advérbios de predicado com valor temporal (ver também a Gramática do Português, Fundação Calouste Gulbenkian, 2013, p. 1637).

A regra consiste no seguinte: o adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo mais próximo. Ninguém diz assim , o mais comum é mesmo dizer "boas férias". Por isso prefiro dizer BOAS FÉRIAS! O mais usado é boas férias!

Portanto, as duas formas estão corretas.